fbpx

Conectividade Social ICP da Caixa: saiba como acessar

Sistema permite realizar transações on-line com o FGTS, prestar informações e fazer os recolhimentos mensais, que beneficia cerca de 38 milhões de trabalhadores por mês

Canal registra mais de 10 milhões de transações ao mês

Conectividade Social ICP é um canal eletrônico usado para a troca de informações entre a Caixa e as empresas, sindicatos, instituições financeiras, órgãos públicos e qualquer ente que se relacione com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Atualmente, são trafegados pelo canal mais de 10 milhões de transações ao mês. Entre os usuários, 4,7 milhões têm certificação eletrônica registrada, o que permite realizar transações on-line com o FGTS, prestar informações e fazer os recolhimentos mensais do FGTS, que beneficia cerca de 38 milhões de trabalhadores por mês.

Antes, para ter acesso a esse sistema, era preciso instalar softwares em um computador ou encaminhar uma mídia gravada. Agora, ele é totalmente on-line. A utilização do sistema permite que os processos de prestação de informações e recolhimento sejam feitos sem que seja preciso o deslocamento a uma das agências da Caixa.

Todos que precisam encaminhar informações sobre o Sistema de Recolhimento do FGTS (SEFIP) e Informações à Previdência Social e da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF) têm de usar esse sistema.

O canal é desenvolvido pela Caixa e disponibilizado gratuitamente às empresas. Para ter acesso a esse canal, é necessário possuir um certificado digital no padrão ICP-Brasil, que pode ser emitido em qualquer Autoridade Certificadora, credenciada pelo Instituto Nacional Tecnologia (ITI).

O Conectividade Social ICP não interfere no uso do SEFIP ou da GRRF Eletrônica. Os arquivos continuam sendo gerados por esses programas e só depois são transmitidos por meio do Conectividade Social ICP.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa