fbpx

Importância do SESI em Vitória da Conquista: tema de Sessão Especial

 Texto e fotos: Ascom Câmara

 

Na manhã desta quarta-feira, 20, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial para discutir a importância do apoio do SESI/FIEB, e dar visibilidade as ações sociais desenvolvidas. A proposição foi do presidente da Câmara, o vereador Hermínio Oliveira (PPS).

 

O presidente da Casa, Hermínio Oliveira, destacou que o SESI realiza, em diversas empresas parcerias, projetos sociais que desenvolvem ações de esporte e música. As iniciativas atendem crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Segundo ele, a maior parte dessas crianças vêm de famílias de baixa renda, que chegam a receber menos de um salário mínimo por mês. Ele frisou que o SESI/FIEB e as empresas parceiras proporcionam a esse público aulas de judô e percussão num ambiente totalmente estruturado. Oliveira ainda destacou que as mães das crianças e dos adolescentes atendidos também são beneficiadas com ações de capacitação –  aulas de crochê, bordado, pintura entre outros. A ideia, segundo ele, é que elas “possam produzir materiais que serão vendidos e, assim, gerar mais renda a suas famílias”.

Itamar Figueiredo, presidente da ACIVIC – Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista, explicou que o Sistema SESI em Vitória da Conquista foi um investimento de cerca de R$ 20 milhões, e ele precisa ser usado pela sociedade, principalmente na educação. “Precisamos usar a educação como ferramenta no combate a violência e as drogas”, defendeu. Itamar defende também a criação de uma secretaria municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Articulada com a educação, essa secretaria permitiria que todo o conhecimento produzido dentro da universidade pudesse ser usado nas escolas públicas, estimulando a pesquisa e extensão. Produziria um novo conhecimento, com uma nova realidade estimulando esse aluno da escola municipal ao trabalho de pesquisa e extensão”, explicou. Ele conta que o Sesi já faz algo similar, usando o canal da educação a serviço da sociedade, através de seus projetos e formação. Ele sugeriu aos vereadores que realizem uma visita in loco ao SESI para conhecer o potencial dessa ferramenta para treinar, qualificar e formar profissionais para o mercado de trabalho.

O presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (AINVIC), Cláudio Marinho, destacou que disse que a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) foi criada por iniciativa dos industriários e atualmente traz benefícios enormes para a população de Vitória da Conquista através de várias ações. Marinho apontou que Vitória da Conquista precisa atrair mais indústrias e uma das formas de fazer isso é criar um “book” para mostrar os atrativos da cidade para o setor, promovendo uma transformação do município através da geração de emprego e renda.

 

A presidente da CDL, Ana Sheila de Andrade Lemos, afirmou que a instituição desde sua fundação, há 54 anos, sempre buscou parcerias para o desenvolvimento local. Sheila explicou que uma parceria entre a CDL e o SESI rendeu a campanha “Adote Um Futuro Campeão”, lançada em agosto. Segundo ela, a ação busca incentivar lojistas e empresários a custear a participação de crianças e adolescentes carentes em oficinas esportivas e culturais realizadas pelo SESI. O público tem acesso às oficinas de Judô, Futebol e Musicalização, duas vezes por semana.

O lojista que adota um “campeão” contribui com R$ 120 reais por mês, valor revertido em uniformes, custeios de instrutores e transporte. Quem adere à campanha recebe a ficha social do aluno, acompanha a frequência e o desenvolvimento comportamental da criança. O SESI mantém um banco de dados no qual beneficiários da campanha podem ser selecionados. Existe ainda a possibilidade de indicar crianças e adolescentes que tenham interesse nas atividades. A faixa etária atendida vai de seis a 14 anos; crianças de seis a oito anos necessitam de acompanhamento de um responsável. “Aproveito para convidar os presentes para participar e adotar um futuro campeão”, disse. Ela explicou que os interessados podem buscar informações e orientação na CDL e no SESI.

 

Fabrício Vieira da Silva, representante do FIEB, ressaltou que a Federação é composta pelas empresas SESI, SENAI e IEL. Ele afirma que o FIEB entende Vitória da Conquista como uma cidade estratégica, por isso foi investido nesse equipamento que está à disposição do município e da região.  Fabrício destaca que pensando em soluções de qualidade de vida e sustentabilidade da indústria, a entidade tem como principais compromissos:

•Educação: “Desenvolvemos ações de ensino regular, articulada com o ensino profissional; educação de jovens e adultos, com a modalidade EAD, dando oportunidade que aqueles que não puderam concluir seus estudos; formação cooperativa para que o trabalhador siga aprendendo e se qualificando”, pontou.

•Saúde e Segurança – “ Atua para contribuir na competitividade da indústria com programas, projetos e consultorias voltados para a redução de acidentes de trabalho, do adoecimento no ambiente de trabalho, para a melhoria da qualidade de vida, e com isso melhorar a competitividade das empresas”, afirmou.

•Projetos sociais – “Visando melhorar as condições sociais, em parceria com as empresas, desenvolvemos ações voltadas para o campo do esporte, cultura, saúde, bem-estar, meio ambiente e educação”, ressaltou.

 

A gestora dos Produtos de Responsabilidade Social do SESI, Aline Vieira, mostrou um vídeo dos projetos sociais do SESI e apontou que investimentos em ações sociais são extremamente importantes principalmente na fase inicial da vida das pessoas, evitando que elas entrem no caminho da violência. Ela destacou que o SESI atende a quase 100 crianças e adolescentes, sem até o momento, identificação de nenhum deles com envolvimento com drogas ou casos de gravidez na adolescência.

Ela apontou também que somente a união dos variados setores sociais poderá fazer com que esses tipos de projetos possam crescer e atender a um número ainda maior de pessoas, promovendo melhorias na qualidade de vida da população.

 

 

O diretor de Assistência Social, Michel Farias Alencar Lima, que representou o prefeito Herzem Gusmão, afirmou que ações e projetos como os desenvolvidos pelo SESI são considerados estratégicos para a Prefeitura Municipal. Ele ressaltou que a atual gestão vem buscando o fortalecimento da rede de atenção socioassistencial e esse trabalho é pautado na intersetorialidade, sobretudo no trabalho conjunto das secretarias de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, de Educação e a de Desenvolvimento Social. Segundo o diretor, desde o mês de janeiro ocorrem reuniões nesse sentido. Michel destacou o trabalho da Coordenação da Juventude e da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente com foco especialmente em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em sua fala, informou que a prefeitura terá uma parceria com o SESI para ações nos conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida e nas unidades dos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que existem no município.

O diretor ainda respondeu às críticas do Professor Cori sobre declarações da atual gestão em relação ao Programa Conquista Criança. Segundo Michel, não se faltou com a verdade, foram apresentadas informações sobre a atual situação do programa. Ele explicou que está em processo o reordenamento do programa e que um grupo intersetorial está envolvido. Michel informou que esse processo passa por ajustes orçamentários, investimentos para ampliação do programa e recomposição do quadro pessoal e revitalização do projeto político-pedagógico.