fbpx

Chico Estrella: “Um grande sonho da minha vida, subir nessa Tribuna!”

Imagem Chico Estrella destaca papel dos vereadores no legislativo
Texto e imagem: Ascom Câmara


Em seu primeiro pronunciamento na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (05), o vereador Chico Estrella (PTC) destacou o papel do legislativo como uma Casa fiscalizadora para os atos do executivo conquistense, independente de bancadas de Oposição e Situação.

Chico Estrella iniciou seu pronunciamento saudando os colegas vereadores e agradecendo pela oportunidade nesta legislatura: “É com muita honra e  orgulho que eu subo pela primeira vez a essa tribuna. Sem sombra de dúvida, um grande sonho da minha vida.”

O vereador também agradeceu pelos votos conquistados que o elegeram: “Eu gostaria de agradecer às 1572 pessoas que me honraram com seus votos. E quero dizer que tudo farei nesta Casa para bem representá-las”, disse. 

O parlamentar abordou, ainda, em seu discurso, o papel dos vereadores, independentemente de bancada. “Faço parte da Bancada de Oposição, apesar de achar que esta Casa não deveria ser intitulada como oposição e situação, pois estamos aqui basicamente para julgar os atos do executivo”, disse o vereador.

Chico também afirmou que apesar de fazer parte da Bancada de Oposição, qualquer projeto benéfico para o município terá o seu apoio. “Estarei à disposição dos meus amigos, dos meus colegas e dos meus eleitores. Não para resolver o problema particular de cada um, mas para resolver um problema da nossa comunidade, da nossa sociedade, da nossa querida Vitória da Conquista”, finalizou Estrella.

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira (5), os vereadores novatos no legislativo usaram a Tribuna pela primeira vez. Eis um resumo do que eles disseram em suas respectivas falas:

Outros novatos que também usaram a Tribuna pela primeira vez:

Marcus Vinícius ressalta importância da união em prol de Vitória da Conquista

O delegado Marcus Vinícius (PODEMOS) iniciou seu pronunciamento na sessão ordinária desta sexta-feira, 05, destacando sua alegria em representar a população no Poder Legislativo Municipal. “Agradeço a cada um que votou e que apoiou a minha candidatura. Vamos trabalhar em prol de Vitória da Conquista, independente de ideologias, e principalmente trabalhar pelos mais excluídos”, contou.

O vereador citou alguns temas abordados durante a sessão e que o seu mandato julga importantes para o bom desenvolvimento da cidade, a exemplo da Guarda Municipal, Via Bahia e retorno das aulas presenciais: “A Guarda Municipal ativa vai deixar a cidade mais segura”, disse, acrescentando que a  Via Bahia vem desrespeitando a população com o descumprimento do contrato e a cidade não pode aceitar isso. Sobre o retorno às aulas, o vereador disse que essa é uma medida urgente e necessária.

“Não sou de direita e nem de esquerda, estou do lado da população e vamos trabalhar sempre em prol do bem comum, interagindo sempre com o povo, porque um vereador sozinho não faz nada. Precisamos nos unir em prol da nossa população”, concluiu.

Xandó se declara da Oposição e faz discurso inclusivo a todas as causas e classes sociais

O vereador Alexandre Xandó (PT), em seu discurso inicial na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na sessão ordinária realizada de maneira híbrida nesta sexta-feira (05), destacou a sua emoção de estar na Casa como representante eleito das causas sociais e do povo de Vitória da Conquista. “Minha saudação será, inicialmente, ao povo de Vitória da Conquista. O povo que nos deu 2.932 votos, que nos fez o segundo vereador mais votado desta cidade. O vereador mais jovem dessa legislatura”, afirmou.

O vereador também agradeceu e manifestou a alegria pelas diversas causas e classes sociais que o apoiaram. “Hoje é um dia de vitória, dia de alegria  para os movimentos sociais que são tão criticados e criminalizados. Hoje é um dia de alegria para a juventude, para o povo do axé, para o povo do candomblé e da umbanda; para os travestis, transexuais, bissexuais, lésbicas e gays dessa cidade”, disse Xandó.

Ainda, destacou a sua participação na causa antirracista: “Hoje é um dia de alegria e de resistência do povo preto, que confiou a esse cidadão branco que se soma na luta antirracista para lhe representar”.

O edil destacou, ainda, um requerimento apresentado pelo seu mandato, referente à presença de intérpretes em espaços públicos municipais. “Apresentamos já no primeiro dia um requerimento, nesta Casa, aonde nós já temos uma lei aprovada de que nos espaços públicos devemos ter intérpretes de libras”, disse o vereador. “Infelizmente, hoje, a população surda da nossa cidade não pode entender o que estamos falando porque não há um intérprete”, completou Alexandre Xandó.

O vereador ainda reforçou o pedido à presidência da Casa e à Mesa Diretora: “Neste sentido, eu reforço o pedido para que tenhamos, com urgência, intérprete em libras, uma proposta, uma vitória do vereador Adinilson aqui nesta Casa, constantemente, e não apenas em sessões especiais”, afirmou o petista.

Ainda em sua fala, Xandó também anunciou que irá apresentar propostas de leis referentes à inclusão de cotas nos concursos públicos municipais da cidade: “Iremos apresentar uma proposta de lei para que tenhamos cotas nos concursos municipais de Vitória da Conquista. É preciso ter cotas raciais, porque quando observamos os altos cargos do serviço público, é majoritariamente da população branca”, disse o parlamentar.

Por fim, o vereador Alexandre Xandó reafirmou seu papel como oposição nesta legislatura. “Quero aqui por fim demarcar que faço parte da oposição, de uma oposição que não vai se curvar”, finalizou. 

Nildo Freitas agradece votação recebida e coloca mandato à disposição do povo de Conquista

O vereador Nildo Freitas (PSC) agradeceu a votação que obteve durante as eleições 2020, e demonstrou sua gratidão por assumir o mandato de vereador pela primeira vez. “Eu me sinto feliz e honrado de estar neste momento falando como vereador de Vitória da Conquista e de estar agradecendo às 1.547 pessoas que acreditaram em mim, bem como a toda população da nossa cidade”, afirmou Nildo.
O vereador afirmou que o seu mandato estará à disposição para aprovar os projetos que beneficiem à população conquistense, em busca de melhorias para a cidade. Ele ressaltou ainda a proposta do seu mandato em executar o Projeto ‘Gabinete Itinerante’, para ouvir a população, espelhando as demandas da comunidade no local do problema.
Nildo encerrou a fala colocando o seu mandato à disposição da população.

Augusto Cândido destaca compromisso de seu mandato com a cidade


Dr. Augusto Cândido (PSDB) foi breve em seu discurso inicial, destacando seu posicionamento em favor da cidade.O vereador iniciou sua fala agradecendo a oportunidade de estar presente nesta Casa: “Aqui estou com toda a honra possível, fortalecido pelos votos que aqui me trouxeram, pela comunidade que confiou na gente para desenvolver um trabalho diferente, um trabalho de seriedade, de decência, de compromisso e de responsabilidade.”, afirmou Augusto Cândido.
Ele destacou o compromisso do seu mandato com a cidade de Vitória da Conquista e com as demandas da população. “Nós temos posição política,  mas somos favoráveis à cidade, às suas demandas e questões sociais”, afirmou o vereador.
O parlamentar antecipou questões que pretende levar à discussão já na próxima semana, como o retorno às aulas presenciais em Vitória da Conquista. “Tem várias questões que o nosso mandato vai debater nesta Casa”, disse, acrescentando: “Na próxima semana teremos um importante aspecto a discutir que é sobre o retorno às aulas presenciais em era de Covid-19, isso precisa vir à discussão e nós já estamos provocando esse debate”, finalizou o vereador Augusto Cândido.

Dinho dos Campinhos destaca parceria com o Executivo Municipal

Vereador Dinho dos Campinhos (PP) agradeceu pelos 1.486 votos que obteve nas eleições de 2020 e comemorou a oportunidade de atuar como vereador de Vitória da Conquista.
Dinho ressaltou ainda o engajamento do seu mandato com a Prefeitura de Vitória da Conquista na solução das demandas da população. “Quero ressaltar e agradecer a ajuda da prefeitura que, juntamente comigo, está resolvendo as solicitações que foram apresentadas por nosso mandato” afirmou Dinho.
O vereador finalizou afirmando que o seu mandato está à disposição da população de Vitória da Conquista. 

Orlando Filho agradece votação e reafirma compromisso de lutar pela cidade

Já o vereador Orlando Filho (PRTB) agradeceu pelos 1.164 votos que obteve nas eleições de 2020 e comemorou a oportunidade de falar, pela primeira vez, como vereador de Vitória da Conquista.
“Eu nunca tive nenhuma vaidade de status ou poder, mas aprouve ao Senhor a chance de estar aqui para representar os munícipes da minha terra. Sinto-me honrado em estar aqui como vereador, para defender todos àqueles que aqui residem”, disse Orlando.
O vereador afirmou que o seu mandato estará à disposição daqueles que entendem a política como um bem comum. Orlando finalizou solidarizando-se com as pessoas que perderam seus familiares por causa da Covid-19.