fbpx

COELBA desativa “gatos” no Sudoeste baiano recuperando 2 milhões de KWh

Número corresponde ao total de inspeções feitas de janeiro ao dia 24 de maio deste ano  

A Coelba recuperou cerca de 2 milhões de kWh de energia com as ações da “Operação Varredura” em todo Sudoeste baiano. Em cinco meses, foram realizadas na região um total de 8.600 inspeções, e encontradas mais de 900 irregularidades. Esse volume é suficiente para abastecer a cidade de Ibicuí durante três meses.   

Em uma única ação realizada durante três dias na cidade de Vitória da Conquista, na última semana, foram inspecionadas aproximadamente 100 unidades e identificadas 70 ligadas de forma clandestina. Essa operação contou com o apoio da Polícia Militar do distrito.  

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.  

COMO DENUCIAR  

A Coelba reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima, através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.  

SEGURANÇA  

As operações de fiscalização também são realizadas com o apoio da Secretária de Segurança Pública, em todo o estado, e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e impactos das irregularidades.  

A Coelba reforça que quem faz ligação clandestina corre o risco de sofrer acidentes graves, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos para atuar na rede elétrica. 

Sobre a Coelba 

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).