fbpx

Só para mulheres: edital seleciona propostas em pesquisas e inovação

Nesta sexta feira (28), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou o edital Inventiva que tem como objetivo investir em mulheres com ideias inovadoras, além de incentivar a produção científica, tecnológica, na Bahia. O investimento é de mais de R$ 1,6 milhão, e as inscrições para a seleção dos projetos estarão abertas até 23 de julho.

O lançamento foi num evento virtual transmitido pelo YouTube da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) conduzido pela secretária Adélia Pinheiro que convidou para dividir o espaço, o diretor Geral da Fapesb, Marcio Costa; Diretor de Inovação da Fapesb, Handerson Leite; a secretária de Política para Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira, e a CEO da Wakanda Educação Empreendedora, Karine Oliveira.

O diretor geral da Fapesb falou da importância de corrigir as assimetrias da inserção das mulheres no cenário do empreendedorismo, e da expectativa de recebimento dos projetos. “Esperamos receber a inscrição de mais de quinhentos projetos para que possamos realizar ações concretas nas políticas estaduais de equiparação”.

Na ocasião, a CEO da Wakanda, Karine Oliveira, falou sobre a importância de aperfeiçoar os projetos, e da facilidade de fazer parte do edital, com um projeto simples, e se colocou à disposição de ajudar as mulheres a traduzirem as suas ideias. “Antes de dizer que o edital não é pra você, dê uma lida e seja a rainha do seu projeto, se dedique. Precisamos nos acostumar a lidar com muito dinheiro e tornar as nossas ideias inovadoras em realidade”.

O edital é destinado somente para o público feminino, e composto de três fases. Segundo o diretor de Inovação da Fapesb, Handerson Leite o ‘Inventiva’ é um edital inventivo por oferecer às mulheres recursos, inclusive financeiros para que elas tirem a ideia da cabeça e coloquem no papel e finalmente executem com eficiência. “O edital é feito em 3 fases para que você vá ao longo do processo aprendendo a fazer o seu negócio. Vamos disponibilizar vídeos, recursos, orientações que você vai se desenvolvendo e aprendendo a gerenciar”, explicou Handerson.

Julieta Palmeira, Secretária de Políticas para Mulheres, iniciou a fala parabenizando a iniciativa que coincide com os 10 anos de Política para as Mulheres. Julieta ressaltou ainda a importância de gestões modernas e eficientes. “Esse movimento é pioneiro, pois, essa parceria investe, ainda que num momento delicado, na tecnologia e políticas integradas, de modo a incentivar a participação feminina nas áreas de ciências e tecnologias”, afirmou.
Para encerrar o evento a secretária Karine Oliveira agradeceu aos participantes ao vivo e também do chat, e ressaltou a questão de equidade de gênero que o Governo do Estado realiza de maneira prática e eficaz.

Mais informações sobre o processo de inscrição ou sobre o edital Inventiva podem ser encontradas no portal da Fapesb. http://www.fapesb.ba.gov.br/edital-fapesb-no-0052021-edital-inventiva/