UESB promove atendimento psicológico a profissionais de segurança pública
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos da Uesb está realizando atendimento psicológico aos profissionais de segurança pública, de forma remota e gratuita. A ação faz parte do Programa de Extensão “Direitos Humanos, Violência e Saúde Mental em tempos de pandemia” e tem coordenação da professora Odilza Lins.
Por conta do cenário de crise pandêmica, os atendimentos psicológicos irão ocorrer na modalidade de psicoterapia breve on-line. O serviço teve início no dia 18 de maio e é voltado para profissionais da segurança pública, categoria que inclui policiais da categoria militar, civil e federal, além dos demais agentes de segurança.
Para agendar o atendimento, os interessados devem enviar mensagem de texto, via WhatsApp, para o Núcleo de Práticas Psicológicas da Uesb (Nuppsi), pelo número (77) 3424-1045. Havendo vaga disponível, o atendimento será agendado em até 24 horas.
Convênio com a PMBA – A ação é fruto da parceria entre a Uesb e o Comando de Policiamento da Região Sudoeste, firmado há três anos. Recentemente, o atendimento foi ampliado para os profissionais da Polícia Civil, para os policiais penais e para os servidores das unidades prisionais. A iniciativa visa dar suporte psicológico aos profissionais da segurança pública que, em sua rotina, despende de cansaço físico e mental ao executar suas atividades, sobretudo num momento atípico de crise mundial de saúde.
Os atendimentos são realizados por estudantes dos últimos semestres do curso de Psicologia, que já concluíram matérias teóricas e desenvolveram treinamento na área. Além disso, todos eles são supervisionados por professores do curso.