fbpx

Trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas serão vacinados neste sábado

Continua também a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Oxford para as pessoas que estão com data de retorno marcada para 19 de junho ou datas anteriores.

Texto e imagem: Secom PMVC.

Com uma reposição de 5.882 doses de vacinas recebidas nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai trabalhar neste sábado (19), atendendo, exclusivamente, apenas dois grupos prioritários: trabalhadores da saúde, apenas aqueles que não foram vacinados nas etapas anteriores, e gestantes e puérperas com 18 anos ou mais.

A decisão foi orientada na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que definiu que, a partir de agora, a vacina será aplicada pelo critério de idade, exceto apenas as gestantes, puérperas e os trabalhadores da saúde, que ainda serão vacinados como grupos prioritários.

A SMS reforça que se o trabalhador da saúde já foi vacinado anteriormente, é totalmente contraindicado se vacinar novamente com outro tipo de vacina, podendo responder judicialmente pelo ato. Se este já teve acesso a vacinação e está com o esquema completo, independente do tipo de vacina, é considerado já imunizado. No momento da vacinação, as equipes estarão com sistema aberto para consulta dos trabalhadores já vacinados no município.

PRIMEIRA DOSE – Neste sábado (19), a aplicação da 1ª dose para ambos os grupos será de 9h às 13h, nos seguintes locais: drive-thru na Ufba e pontos fixos da quadra esportiva da Fainor (Candeias), Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos (Urbis VI), Paróquia Rainha da Paz (Patagônia) e Salão Paroquial da Santa Luzia (Urbis V).

Será vacinado qualquer trabalhador de saúde, de 18 anos ou mais, que esteja ativo, e estagiários da área da saúde que estejam em campo prático de atuação. Para vacinação, é necessário apresentar documento pessoal com CPF, comprovante de residência de Vitória da Conquista e, como documento comprobatório, a declaração de vínculo ativo com o serviço de saúde assinada e carimbada por diretor ou coordenador ou contracheque de Maio/2021.

Para os autônomos, o documento comprobatório poder ser a Declaração do Imposto de Renda ou certidão de quitação com o Conselho de Classe. Já os estagiários da área, é preciso apresentar também a declaração da Instituição de Ensino que comprove a atuação em campo prático de estágio ou o comprovante de matrícula que indique a disciplina de estágio prático.

Para vacinação das gestantes com 18 anos ou mais, a documentação comprobatória teve alteração e agora pode ser apresentado um dos seguintes documentos: cópia impressa do laudo ou relatório médico ou caderneta da gestante.

SEGUNDA DOSE – Continua também a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Oxford para as pessoas que estão com data de retorno marcada para o dia 19 de junho ou datas anteriores. A vacinação será de 9h às 13h, apenas em três pontos: drive-thru no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no bairro Kadija, ponto fixo para pedestres do Colégio Paulo VI (Ibirapuera) e quadra da Igreja Nova Sião (Alto Maron).

VACINAÇÃO POR IDADE – A partir da próxima segunda-feira (21), será retomada a vacinação de pessoas que tenham 53 anos ou mais e as informações serão divulgadas neste sábado (19) nos canais oficiais da Prefeitura.