Câmara entrega Diploma Loreta Valadares nesta quarta-feira em sessão especial

Sessão Especial da Mulher e entrega do Diploma Loreta Valadares acontecem nesta quarta-feira

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promove nesta quarta-feira, 09, uma sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, para a entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares.

A sessão e a honraria são regulamentadas pela Resolução nº 41/2005 e acontecem, todos os anos, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares é entregue a mulheres que tenham prestado ou oferecem contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero em Vitória da Conquista.

Loreta Valadares, mulher que dá nome ao Diploma, foi uma feminista e ativista política que lutou contra a Ditadura Militar, instalada em 1964. Ela nasceu em Porto Alegre, mas mudou-se para Salvador aos seis anos. Loreta foi presa política e exilada no período da Ditadura Militar.

Em 1980, retorna ao Brasil e se torna professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, assim permanecendo até se aposentar anos depois. Em 2005, um ano após sua morte, recebe a homenagem emprestando seu nome ao Centro de Referência Loreta Valadares – Prevenção e Atenção a Mulheres em Situação de Violência (CRLV) – primeiro da Bahia, que funciona na cidade de Salvador. No mesmo ano, a Câmara Municipal estabelece o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares.