fbpx

Governo do Estado realiza fórum de gestores da agricultura nesta segunda


Iniciativa busca estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, além de ampliar a sustentabilidade ambiental e a integração das cadeias produtivas

Na próxima segunda-feira (21), às 8h, no auditório da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador,  o Governo do Estado lança o Fórum dos Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri).

A iniciativa tem por objetivo auxiliar secretários e secretárias municipais da Agricultura nas ações de formação, capacitação em gestão e em desenvolvimento de políticas públicas dos setores ligados aos negócios do campo, além de viabilizar um espaço permanente de discussões que visa fomentar ainda mais este importante setor da economia, que é responsável por 28% do PIB, por gerar 1/3 dos empregos, e responder por mais de 50% das exportações da Bahia.

Idealizado pela Seagri, o evento traz programação gratuita, com palestras nas quais se pretende, de forma ampla, apresentar oportunidades e desafios do setor agropecuário da Bahia. Além disso, traz instituições financeiras para dar orientações a secretários e secretárias municipais da agricultura sobre possibilidades de acesso a  linhas de créditos para o setor rural; a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), que dará um panorama dos números do agronegócio baiano; e o evento também vai abrigar uma feira de produtos da agropecuária baiana, quer será realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) através da Superintendência da Agricultura Familiar e da Companhia de Desenvolvimento Rural (CAR).  

“Trabalhamos muito para a formatação desse fórum, que acho imprescindível para levar a Bahia a patamares ainda mais elevados no setor da agropecuária, em suas diversas cadeias produtivas. O agronegócio na Bahia é gigante, vem batendo recordes seguidos, mas precisamos crescer ainda mais, integrando a maior quantidade possível dos municípios a esse agigantamento”, comentou o titular da Seagri, João Carlos Oliveira, que é também o coordenador geral do fórum.  

Outro objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e o controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações. 

A execução do evento atende à Portaria 70/2021, publicada em outubro de 2021, que institui o Feagri, que está aberto à adesão dos 417 municípios do estado. Idealizado, criado e com coordenação geral da Seagri, o fórum será constituído por gestores municipais das esferas de desenvolvimento da agropecuária, secretários ou diretores ou coordenadores.  

A iniciativa busca, ainda, estimular o desenvolvimento dos setores agropecuário e agroindustrial, sempre tendo em vista a ampliação da sustentabilidade ambiental, a integração das cadeias produtivas, o impulsionamento econômico e social. Dessa forma, se busca incrementar a geração de emprego e renda nas diversas cadeias produtivas do agronegócio baiano, “ampliando os benefícios de sua produção por todos os municípios do estado, atingindo os diversos extratos de nossa sociedade, com ênfase no crescimento socioeconômico dos menos favorecidos”, como salienta João Carlos Oliveira.