fbpx

População é convidada a participar das pré-conferências on-line de saúde mental

O Conselho Municipal de Saúde (CMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convoca a população para participar das pré-conferências da II Conferência de Saúde Mental de Vitória da Conquista, que começaram nesta semana e seguem até o dia 31 de março, de forma on-line. A conferência acontecerá nos dias 11 e 12 de abril.

As pré-conferências estão sendo realizadas nos serviços de saúde especializados e unidades de saúde da zona urbana e rural. As reuniões têm a finalidade de escolher os delegados que participarão da conferência, além de estimular a participação popular no debate sobre os problemas que envolvem a área de saúde mental no município e na elaboração de propostas para a melhoria dos serviços.

Clique aqui e acesse a programação com os links para as transmissões pela plataforma Microsoft Teams. Qualquer pessoa pode participar.

Texto e imagem; Secom Câmara

O tema central é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que levanta o debate para quatro eixos temáticos:

EIXO I – Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;

EIXO II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

EIXO III – Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade;

EIXO IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Usuários, trabalhadores, gestores, conselhos locais de saúde, prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS), demais secretarias municipais e órgãos governamentais, são convidados a fazerem parte da construção desse debate na Conferência.