fbpx

Artista de Vitória da Conquista é premiado em edição dos Salões de Artes Visuais da Funceb

PMVC

Foto Lucas Malkut

Gilvandro Gonçalves é um dos premiados da 64º edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia

O artista Gilvandro Oliveira, de Vitória da Conquista, é um dos 14 premiados dentro dos 42 selecionados para compor a 64º edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, projeto promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

Na exposição coletiva do certame, Gilvandro apresenta a instalação “O Cristo Imboré”. A mostra que inclui obras dos 42 selecionados na edição está aberta para visitação gratuita até 27 de novembro, de terça a sexta-feira das 13h às 18h, e aos finais de semana das 13h às 17h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador.

O artista destaca a importância de ser reconhecido na premiação: “Através da premiação o artista confia mais na sua criação, no seu conceito. A premiação também ajuda o artista a pensar melhor e adquirir recursos para continuar seu trabalho”, conta.

Representando a cidade de Vitória da Conquista, o artista diz que sua origem, assim como seu trabalho, se misturam para contar uma história, pois sendo uma terra antes pertencente aos povos indígenas, seu trabalho com inspiração neste tópico se torna patrimônio disso. 

“Essa exposição é o recado que eu sempre sonhei, do interior para a capital, e de Salvador para o mundo. Não basta só o artista ser reconhecido, também é importante prestar atenção na história de um todo. A instalação artística é uma modalidade nova, de um conceito e uma complexidade imensa, e nos traz uma riqueza e uma criatividade, ainda mais falando dos povos indígenas, que estão ocupando esse espaço de artistas renomados que encontramos; e essa instalação numa exposição na capital é algo novo e importante para mim”, relata Gilvandro.