fbpx

Espaço do leitor: “Reverência as dificuldades” por Dr. Paulo Hayashi Jr

Imagem Grande Fraternidade Branca

Por Dr. Paulo Hayashi Jr*


Uma vida com ausência de obstáculos, empecilhos e conflitos representa uma miragem ideal, mas que se desfaz sob o sol da realidade.

O mundo real existe com todas as suas peculiaridades e possibilidades. Cabe a cada um saber usar as escolhas com prudência e sabedoria. Por meio dos atritos e dificuldades crescemos em nossas experiências, vivências e conhecimento.

De certo modo, pode-se dizer que o ser humano é como a videira que, sabendo aproveitar as oportunidades, realiza excelente produção. A parreira para produzir frutos favoráveis aos grandes vinhos costuma vir de terrenos pobres em matéria orgânica e em situações extremas de temperatura.

As adversidades com sentido e os apuros obrigam as plantas a terem raízes profundas e densas para sobreviver. Por exemplo, as famosas regiões europeias de vinhos, desde Bordeaux, Borgonha, Douro, La Rioja, apresentam condições que obrigam as plantas a desenvolver um sofisticado complexo radicular.

Apenas nestas condições é possível produzir frutos doces o suficiente para a produção de vinhos de guarda. As videiras não apenas reverenciam as adversidades, como as agradecem por meio de seus produtos.

É a superação dos obstáculos iniciais que serviram como estimuladores do crescimento, tal como o espinho na carne de Paulo de Tarso (2 Cor 2:7-9).

Quem compreende e agradece sem se rebelar com as dificuldades consegue posteriormente olhar para trás e ter orgulho de si. De ganhar aplausos verdadeiros da própria consciência.

Dr. Paulo Hayashi Jr – Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.