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Em dois meses de atividades o programa Facilita Saúde realizou mais de 25 mil atendimentos

Inaugurado há 60 dias, o Facilita Saúde é um espaço que reúne a Farmácia da Família II e quatro dos principais serviços de regulação que prestam atendimento ao público na rede municipal de saúde, com o objetivo de facilitar a vida de quem utiliza o serviço. De lá para cá, aproximadamente 25 mil atendimentos já foram prestados à população no novo equipamento, que tem recebido avaliações positivas dos usuários que passam por lá.

Deodoro Barbosa

“É um espaço que ficou muito bom e o mais importante que achei, é que eu pego remédio, faço marcação de exame, fui operado recentemente dos olhos. Já conhecia os serviços antes e ficou bem melhor aqui. Tem dias mais cheios, mas todos são atendidos”, disse Seu Deodoro Barbosa, que é paciente oncológico e tem acumulado uma boa experiência no serviço.

O casal Teobaldo Santos e Maria José Santos veio da zona rural para fazer a retirada regular de medicamentos na Farmácia da Família II e aprovaram o novo espaço. “Tudo que é mudança sofre aquele impacto, mas aqui foi pra melhor. As pessoas estão ainda se encontrando aqui no atendimento, conhecendo, e ainda faltam alguns ajustes pra ficar ainda melhor”, afirmou Teobaldo.

Maria José Santos e Teobaldo Santos

Hoje, o Facilita comporta os serviços da Central de Regulação, Farmácia da Família II, Tratamento Fora do Domicílio (TFD), setor de AIH/APAC e a unidade II do serviço cartão SUS. Também está localizado num ponto estratégico do Centro da cidade, a poucos metros da Estação Transbordo Herzem Gusmão e das paradas de ônibus da zona rural.

A princípio, o Facilita Saúde foi um projeto que gerou uma certa expectativa nas pessoas por concentrar os serviços de grande demanda em um só local. “A população vem gostando desse espaço, principalmente pela localização e comodidade do local. Lógico que ainda tem muitos ajustes a serem feitos, porque há um volume de atendimento muito grande, mas estamos conseguindo dar atenção à nossa população, melhorou a locomoção dela, porque sabíamos das dificuldades que as pessoas tinham de ficar correndo entre os setores”, destacou o médico e secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues.

Um dos serviços mais procurados pela população é a Central de Marcação que, apenas no último mês, realizou 4.852 atendimentos. Com a nova unidade do cartão SUS, que antes era disponibilizado apenas na Prefeitura da Zona Oeste, também foi possível ampliar o número de atendimentos, chegando a fazer mais de 1.500 nos últimos 30 dias.

Ainda segundo o secretário, o Facilita foi uma decisão acertada da gestão, que já começa a colher os frutos de usuários satisfeitos com um serviço que vem sendo executado. “Ainda teremos mais novidades para o Facilita,  não podemos dar detalhes, mas em janeiro esperamos fazer um anúncio que vai melhorar ainda mais o atendimento naquele local”, afirmou Vinícius.