fbpx

Atuação de profissionais de contabilidade sem registro levanta alerta para empresas na Bahia

Foto: divulgação Depositphotos

Empresas correm riscos ao contratar serviços contábeis de profissionais sem registro, alerta o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA).

Especialistas ressaltam que, embora possam parecer uma opção mais econômica em curto prazo, esses indivíduos podem representar sérias ameaças à saúde financeira e legal dos negócios.

O CRCBA alerta para casos de leigos e estelionatários na prestação de serviços contábeis a empresas no estado.

Para o órgão, a falta de conhecimento técnico adequado pode resultar em erros graves no registro e na apresentação das finanças, levando a consequências graves e onerosas.

A nota destaca a gravidade das situações em que falsos profissionais se utilizam do número de registro profissional de outras pessoas.

Sérvio Túlio dos Santos Moura. Texto e imagens: Biz Comunicação Integrada//Helder Azevedo

“A prática ilegal não apenas viola as normas éticas da profissão, mas também configura o crime de estelionato, conforme estabelecido no Artigo 171 do Código Penal brasileiro. O exercício da contabilidade sem registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é proibido pela Lei 12.249/2010, que confere ao órgão a responsabilidade de registrar e de fiscalizar a atividade contábil em sua jurisdição”, ressalta Sérvio Túlio dos Santos Moura, contador e presidente do CRCBA.

A utilização fraudulenta de registros de profissionais baixados no cadastro do conselho é uma prática preocupante e o órgão tem adotado medidas para coibir essas atividades ilegais.

Entre elas, solicita à Secretaria da Fazenda do Estado a inativação das empresas que contam com profissionais contábeis irregulares em seus registros.

Além disso, as denúncias são encaminhadas ao Ministério Público e às autoridades policiais competentes.

Sérvio Túlio dos Santos Moura explica que o CRCBA oferece o serviço de consulta de profissionais registrados em seu site institucional (www.crcba.org.br), que permite verificar se um o indivíduo possui registro ativo, oferecendo uma maneira eficaz de assegurar a regularidade dos serviços contábeis contratados.

“Em um cenário no qual a transparência e a conformidade são essenciais, a contratação de profissionais qualificados e legalmente habilitados é crucial para mitigar riscos e garantir a integridade financeira e legal das empresas”, completa o presidente.


Informações à imprensa: Helder Azevedo//Biz Comunicação Integrada