fbpx

SMS reforça importância do diagnóstico e tratamento precoce da tuberculose em março

Tosse persistente por mais de três semanas pode ser tuberculose e o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações.

Nesse mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a conscientização sobre a doença que está entre as principais causas de morte no mundo.

Em Vitória da Conquista, o Centro Municipal de Referência em Pneumologia e Dermatologia Sanitária (CMPDS) é o serviço de referência para o diagnóstico e tratamento, atendendo aos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde ou por demanda espontânea.

“É uma doença infectocontagiosa, ou seja, uma infecção que se transmite de pessoa para pessoa, uma doença causada por uma micobactéria de crescimento mais lento e que causa muitos danos ao indivíduo acometido. Pode acometer qualquer órgão do nosso corpo, sendo que o órgão afetado mais preocupante é o pulmão, porque é a forma que evolui mais rápido e com gravidade”, explicou a médica pneumologista do Centro de Referência, Dra. Vanessa Khouri.

A transmissão da doença ocorre quando uma pessoa infectada tosse ou espirra lançando gotículas respiratórias no ambiente; quem convive próximo a ela, inala essas gotículas e pode adoecer também.

Mas cabe ressaltar que a contaminação não acontece de forma tão rápida, pois é necessário um tempo maior de contato contínuo com uma pessoa doente para que se adquira a tuberculose.

Em muitos casos, a pessoa infectada não apresenta sintomas, mas pode ocorrer tosse produtiva ou não, perda de peso, febre vespertina, perda de apetite e suor noturno.

O exame de diagnóstico é feito por meio de coleta de escarro e radiografia de tórax. O tratamento e acompanhamento multidisciplinar são ofertados, de forma totalmente gratuita, pelo SUS.

“A tuberculose, se não tratada, pode levar à morte. Por isso, o município de Vitória da Conquista vem buscando estratégias e articulações intersetoriais para a redução deste risco à população. O principal exame para diagnóstico é a baciloscopia de escarro, então se você apresentar tosse persistente por mais de três semanas, compareça à unidade de saúde do seu bairro ou o Centro de Referência para realizar o exame”, pontuou a diretora de Vigilância em Saúde do município, Larissa Pimentel.

A médica ainda ressalta: “A tuberculose tem cura, a grande maioria dos indivíduos ficam totalmente curados. Dificilmente acontece uma reinfecção, desde que seja feito o tratamento correto”.

O Centro Municipal de Referência em Pneumologia e Dermatologia Sanitária (CMPDS) está localizado na Praça João Gonçalves, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone de contato é o (77)3429-7263.