fbpx

Governo do Estado entrega kits produtivos para 15 municípios da região de Vitória da Conquista

Prefeita Sheila Lemos entre o Deputado Fabricio e o Governador Jerônimo Rodrigues. Foto Matheus Landim. Governo da Bahia

Durante o lançamento da 53ª Exposição Nacional de Agropecuária, na noite desta quinta (25), foi autorizada, também, a pavimentação em trechos da BR-415

Em mais uma manifestação de apoio à agricultura familiar, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, na noite desta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista, kits produtivos para 15 municípios da região.

A iniciativa aconteceu durante o coquetel de lançamento da 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, quando ele autorizou, também, a restauração e pavimentação em trechos da BR-415.

Para impulsionar a produção alimentar na região, o governador Jerônimo Rodrigues entregou 30 motos e 30 tablets para 15 municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg).

Os kits produtivos fazem parte de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Civalerg.

Foto Matheus Landim. Governo da Bahia

Com investimento total de R$ 4,5 milhões, a iniciativa vai beneficiar 1.800 famílias de Anagé, Aracatu, Belo Campo, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Guajerú, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal. 

O município de Piripá, distante 120 quilômetros de Conquista, ganhou dois kits produtivos do Governo do Estado.

O investimento foi comemorado pela secretária municipal de Agricultura, Maria Aparecida Dias Brandão.

“A entrega dessas duas motos é de fundamental importância para o fortalecimento da agricultura familiar, não só nos municípios de Piripá, mas em todos os municípios vizinhos.

A agricultura familiar é um segmento que precisa ser, cada vez mais, fortalecido, pois é do campo que vem o alimento para a cidade.

E essas motos vão ajudar na assistência técnica, com as visitas dos técnicos, das secretarias dos municípios, que vai estar diretamente com o produtor e, assim, fortalecer a cadeia do leite, do mel e da mandioca”, pontuou. 

Durante a agenda, o governador destacou a importância dessas entregas para a região sudoeste. “A agricultura familiar será fortalecida com o apoio dessas motos e tablets.

Mas também estou aqui, hoje, para dar uma ordem de serviço muito importante, que é a construção de estradas importantes que vão atender parte significativa do município de Vitória da Conquista e ajudar no escoamento da produção”, avaliou. 

Foto Matheus Landim. Governo da Bahia

Rodovias

Com um investimento de 53 milhões, a terceira maior cidade da Bahia vai receber 30 quilômetros de nova pavimentação em três trechos da BR-415: anel viário Leste de Vitória da Conquista / Barra do Choça, entroncamento BR-412, com acesso ao Povoado de Cafezal, e o acesso à BR-415, também em Barra do Choça. A obra é capitaneada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) e está prevista para ser iniciada no início do mês de maio, com a estimativa de beneficiar 420 mil pessoas dos municípios de Conquista, Barra do Choça, Anagé, Planalto e Porções. Também foi anunciada a restauração imediata da pavimentação das vias internas do Parque de Exposições de Vitória da Conquista. 

53ª Exposição Nacional de Agropecuária

Para estimular o desenvolvimento do setor agrícola e agropecuário da região, o Governo da Bahia vai apoiar a 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista, organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). O evento, que acontecerá entre 5 e 9 de junho, vai reunir pequenos produtores, empresários do setor e cooperativas agrícolas. 

As secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura (Seagri) deverão investir quase R$ 1 milhão no projeto de apoio à exposição e na construção de espaços que impulsionem a divulgação e ampliação das possibilidades de comercialização dos produtos da agricultura familiar. São eles: a Vila da Agricultura Familiar, com 32 expositores da região; a Praça das Cervejas Artesanais, com seis quiosques; a Praça Gastronômica, com 10 estandes para a comercialização da rica culinária regional, e o Restaurante do Empório, no mesmo modelo daquele que funciona na Ceasa do Rio Vermelho, em Salvador. 

O governador Jerônimo Rodrigues garantiu a participação no evento. “Esta edição da exposição nacional vai resgatar a força que a agropecuária tem na produção do leite, do café, das principais culturas. Será uma oportunidade de projetar a região na esfera nacional”, disse. 

A 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista será aberto ao público. Para a segurança do evento, que deverá reunir mais de 50 mil pessoas, estão garantidos 535 policiais militares.

Repórter: Simônica Capistrano/Governo da Bahia