fbpx

CRCBA reforça importância de contadores registrados para a declaração do IR

(Foto: Depositphotos)

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) alerta os contribuintes para a necessidade de contratar profissionais registrados para a realização da declaração do Imposto de Renda (IR).

Com mais de 22.500 profissionais e mais de 3.900 escritórios registrados, a entidade reforça que a escolha de um contador habilitado é vital para a saúde financeira das empresas.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser feita por pessoas e empresas à Receita Federal a cada ano.

A declaração do IR permite que o governo acompanhe a situação financeira dos contribuintes, garantindo a transparência no sistema tributário.

Além disso, o IR é muitas vezes necessário para se ter acesso a benefícios sociais, como créditos e financiamentos, e fundamental para o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança.

Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para declarar. No entanto, a data coincide com o feriadão de Corpus Christi e quem entregar o documento com atraso estará sujeito ao pagamento de multa.

Somado ao calendário que os brasileiros devem estar atentos, a falta de registro profissional pode representar um risco considerável para as empresas.

Contratar serviços contábeis de indivíduos sem registro pode parecer uma opção econômica em curto prazo, porém, esses profissionais podem acarretar sérias ameaças aos negócios.

O CRCBA tem alertado para a presença de leigos e estelionatários na prestação de serviços contábeis na Bahia. A falta de conhecimento técnico adequado pode resultar em erros graves no registro e na apresentação das finanças, levando a consequências graves e onerosas para as empresas.

Presidente do CRCBA, Sérvio Túlio dos Santos Moura. Foto divulgação.

O presidente do CRCBA, Sérvio Túlio dos Santos Moura, afirmou sobre a gravidade das situações em que falsos profissionais utilizam o número de registro de outras pessoas.

Essa prática ilegal não apenas viola as normas éticas da profissão, mas também configura o crime de estelionato, conforme o Artigo 171 do Código Penal brasileiro.

Para combater essas atividades ilegais, o CRCBA adotou medidas rigorosas, como solicitações de inativação de empresas com profissionais contábeis irregulares, encaminhadas à Secretaria da Fazenda do Estado, além das denúncias serem reportadas ao Ministério Público.

O CRCBA oferece um serviço de consulta de profissionais registrados em seu site (www.crcba.org.br), permitindo que empresas e contribuintes verifiquem a regularidade dos serviços contratados.