fbpx

Governo Municipal entrega Castramóvel à comunidade

PMVC

Primeiro bairro atendido será o Parque Comveima

A cerimônia simbólica de entrega do Castramóvel, nesta quinta-feira (9), reuniu na Praça Nove de Novembro um grupo formado por integrantes do Governo Municipal, vereadores, transeuntes e outros convidados – inclusive Abigail, uma simpática “vira-lata” de cinco anos, que fez questão de se aboletar numa das cadeiras reservadas às autoridades, entre elas, o seu tutor, vereador Chico Estrela, além do presidente da Câmara, Hermínio Oliveira, Luís Carlos Dudé, Nildo Freitas, Edijaime Bibia, Subtenente Muniz e Ivan Cordeiro.

“Abigail” tomou assento nas cadeiuras das autoridades…

Falando em nome dos vereadores, Hermínio parabenizou o Governo Municipal pela iniciativa e ressaltou que as ações em defesa dos animais já haviam sido iniciadas pela Prefeitura há cerca de um ano, com a criação do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), a primeira clínica veterinária pública da Bahia. “Isso é muito bom para as pessoas que não têm condições de pagar por um veterinário”, comentou Hermínio.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, falou aos participantes sobre a prioridade do Castramóvel, que é cuidar, especialmente, dos cachorros e gatos que vivem em abandono pelas ruas – embora a equipe também vá se dedicar aos animais de estimação. “É um equipamento muito esperado pela comunidade, principalmente o pessoal da causa animal. Com ele, nós vamos conseguir dar uma turbinada nas castrações e ter acesso aos bairros mais periféricos e à Zona Rural”, observou Ana Cláudia.

“A castração é fundamental. Através dela, a gente tem o cuidado com os animais e, por isso, uma redução dos que vivem abandonados nas ruas”, complementou a secretária.

Conscientização

Além da entrega simbólica do Castramóvel – um trailer equipado com todo o aparato necessário para realizar cirurgias de castração de forma itinerante –, o ato na Praça Nove de Novembro incluiu a distribuição de brindes fornecidos por apoiadores privados, como embalagens de ração para cães e gatos, protetor solar e balões para o público infantil.

Havia ainda um reforço à campanha de conscientização sobre a causa animal – a revista em quadrinhos da Turma do Melo, criada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para orientar, de forma lúdica e didática, sobre a importância e a urgência dos cuidados com os animais.

O conteúdo da revista, que pode ser acessado neste link, foi elogiado pela prefeita Sheila Lemos. “Educar os adultos é difícil, mas educar as crianças é possível. E ainda mais dessa forma lúdica”, analisou a gestora.

Em seguida, Sheila contextualizou as ações municipais dedicadas à causa da proteção aos animais. “Temos um desafio enorme”, adiantou. “O primeiro passo foi dado com a criação da clínica Casa. O segundo, com o Castramóvel. E vamos continuar a fazer mais e mais para que a nossa cidade seja uma referência nos cuidados com os animais”, garantiu a prefeita. “Vocês têm o meu compromisso de que tudo o que for possível, nós vamos fazer”, concluiu a chefe do Executivo Municipal.

“Ótima iniciativa”

Além das autoridades convidadas, o ato na Praça Nove de Novembro foi acompanhado por pessoas que, por acaso, estavam de passagem pelo local. Foi o caso da auxiliar técnica veterinária Mirelle Lisboa, 43 anos. Por sua formação profissional, ela não apenas apoia a causa animal, como também atua nela, mantendo sob seus cuidados nada menos que três cachorros e nove gatos, no bairro Jurema, onde mora.

Mirelle elogiou a criação do Castramóvel. “Com certeza é uma ótima iniciativa que a cidade já estava necessitando”, afirmou. “Infelizmente, muitas pessoas abandonam os animais e eles vão procriando por falta de cuidados. Então, a castração é um meio de evitar esse aumento de animais na rua, que vão sofrer com os maus tratos das pessoas e também vão ocasionar doenças para eles mesmos e para os seres humanos, como a raiva e a cinomose”, observou a auxiliar de técnica veterinária.

Mirelle Lisboa

Cooperação

O Castramóvel foi adquirido pela Prefeitura de Vitória da Conquista com recursos do Fundo do Meio Ambiente e autorizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam).

Com o novo equipamento, o Governo Municipal vai democratizar ainda mais o acesso à cirurgia de castração de cães e gatos, pois o serviço será levado até onde os animais estiverem, com atendimento, a cada semana, em um bairro diferente.

Para mantê-lo em funcionamento, a Semma vai fornecer equipe, materiais, equipamentos e a manutenção.

No último dia 15, a Semma firmou um termo de cooperação técnica com a empresa GL Tratamento de Resíduos para a coleta e destinação adequada dos resíduos veterinários que serão gerados e são extremamente perigosos, e, por essa razão, precisam de uma destinação correta.

Cronograma de atendimento

O primeiro a ser atendido pelo Castramóvel é o bairro Conveima, nos dias 10 e 11, na Unidade de Saúde local. As próximas serão Campinhos, Vila Elisa, Bruno Bacelar, Miro Cairo, Nova Cidade, Vila América, Remanso, Santa Mônica, Santa Marta/Universidade e os distritos de José Gonçalves e São João da Vitória (Batuque).

As prioridades no atendimento são os animais de rua, levados por protetores ou por moradores. Ao serem atendidos, esses animais receberão um microchip. Para eles, a documentação não é necessária. Já as famílias de baixa renda que desejam castrar seus animais, devem apresentar RG, CPF, CADÚnico e comprovante de residência (dos responsáveis), além do cartão de vacina do animal, atualizado em até um ano.

Para ter acesso ao serviço, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde Comveima, nesta sexta-feira (10), para avaliação e realização dos exames. Os cães devem estar na coleira e os gatos, na caixa de transporte.

E, para realização do procedimento de castração, o animal precisa estar em jejum de 10 a 12 horas.