fbpx

Presentes para o Dia das Mães podem ser encontrados na Feira da Economia Solidária

PMVC

Quem procura por presentes, lembranças e mimos para presentear suas genitoras no Dia das Mães, a Feira de Economia Solidária pode ser uma excelente opção. Promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal de Economia Solidária, a feira reúne, até o próximo sábado (11), 35 artesãos com barracas instaladas na Travessa Lauro de Freitas e na Praça Barão do Rio Branco.

Acessórios, utensílios para casa, plantas ornamentais, arranjos de flores, roupas para adultos, bebês e pets, além dos objetos de decoração produzidos e comercializados por artesãos locais, são alguns exemplos do que pode ser encontrado no local. Os empreendedores aproveitam períodos como esse para faturar e divulgar seus produtos.

Segundo o coordenador municipal de Economia Solidária, Jadiel Albino, essa iniciativa faz muita diferença na vida dos empreendedores. “Essa é mais uma oportunidade para os artesãos ampliarem sua renda, já que ficam mais perto do público e o movimento no Centro da cidade, nesse período do ano, é bem maior”, explicou.

Elio de Souza é um desses artesãos. Há mais de 20 anos, ele utiliza sobras de madeira para a produção de peças ornamentais, que vão acompanhadas de cactos e suculentas. Para ele, além das vendas, a feira é uma excelente oportunidade de mostrar a sua arte. “As pessoas passam por aqui, apreciam, perguntam como é feito e, muitas vezes, fazem encomendas”, disse o empreendedor.

Elio de Souza

Quem também comemora a oportunidade de participar da feira é a artesã Léia Camilo, que, há 12 anos, está ligada à Coordenação de Economia Solidária e tira seu sustento da confecção de artigos para casa, utilizando diferentes técnicas artesanais. “Trabalho no Centro Cultural Glauber Rocha e participo de todas essas feiras, pois elas trazem muito retorno já que a movimentação de pessoas é grande”, disse.

Léia Camilo

Para quem vende, a feira é sinônimo de lucros, e para quem compra, uma opção de presentear com peças criativas. E foi isso o que fez a aposentada Ana Rosa Costa ao comprar vários panos de pratos para oferecer às irmãs e amigas. “Aproveitei parte do 13º salário para presentear as pessoas que amo. Eu sempre compro nessas feiras, vou em todas e aguardo ansiosa por cada uma delas”, declarou a cliente.