fbpx

SIMTRANS realiza Comando Educativo para Motocicletas: Campanha maio amarelo

PMVC

Texto e imagens: Secom PMVC.

Como parte da programação do Maio Amarelo – campanha anual de conscientização para um trânsito mais seguro –, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio do Simtrans, realizou, nesta terça-feira (14), o Comando Educativo para Motociclistas.

A abordagem aconteceu na praça Norberto Aurich.

A proposta foi a de alertar os motociclistas acerca da importância de manter os itens de segurança sempre em dia e os cuidados com a viseira do capacete, o tipo de calçado utilizado na condução, entre outros itens, por meio de uma palestra ministrada pelos próprios agentes do Simtrans.

Além do diálogo e aprendizado, que também contou com um ‘quiz’ elucidativo, os participantes receberam brindes.

Essa ação se dá, especialmente, porque segundo dados do Simtrans, houve um aumento médio mensal de 28,86% em acidentes envolvendo motos, entre março de 2023 a fevereiro de 2024, em comparação ao ano anterior, de março de 2022 a fevereiro de 2023.

De acordo com a coordenadora municipal de Trânsito, Jamilly Alves, esse tipo de evento também é realizado ao longo do ano. “Nós desenvolvemos ações de educação para o trânsito em escolas, empresas e praças sempre com o intuito de conscientizar os condutores e motociclistas que transitam em nosso município sobre boas práticas de conduta, visando sempre garantir a segurança viária e principalmente resguardar vidas”, afirmou.

Maio Amarelo – É uma campanha internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, além de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Este ano, o tema é “Paz no trânsito começa por você”.