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Administração esclarece dúvidas de servidores

Valdemir Dias concede entrevista sobre a transição bancária para os servidores municipais
A partir do mês de junho, os servidores públicos municipais, com exceção dos servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação, passarão a receber os provimentos mensais pelo Banco Santander. Para esclarecer possíveis dúvidas, a Secretaria de Comunicação conversou com o secretário de Administração, Valdemir Dias. Confira abaixo a entrevista:

Secretaria de Comunicação (Secom) – Por que o Banco Santander será o novo responsável pelo pagamento dos salários dos servidores?

Valdemir Dias – Anteriormente, os dois bancos responsáveis pelo pagamento dos salários eram a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Os contratos desses dois bancos venceram e, cumprindo a lei, licitamos a folha de pagamento. O Banco Santander, portanto, ganhou a licitação.

Secom – Essa medida abrangerá todos os servidores?

Valdemir Dias – A licitação da folha de pagamento foi dividida em dois lotes: um para a Secretaria Municipal de Educação, que é a maior secretaria do Município, com mais servidores; e outro lote com as demais secretarias. O primeiro da Secretaria Municipal de Educação deu ‘deserto’. Então, vai ser licitado novamente. Assim, o Banco Santander atenderá, somente, as demais secretarias.

Secom – E como será feito esse processo de migração?

Valdemir Dias – Nós já começamos a fazer a migração desses servidores para o banco Santander. Passamos todos os dados, automaticamente, para o banco e, a partir daí, ele vai abrir as contas.

Os servidores deverão se dirigir ao Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED) – ponto definido pela Prefeitura para facilitar, e agilizar, essa transição bancária – no período compreendido entre os dias 28 de maio e 6 de junho, das 10h às 19h (um horário bastante flexível, que ultrapassa as 18h).

Nós esperamos fazer essa transação da maneira mais confortável possível. Não precisa, portanto, correria para abertura dessas contas – as próprias secretarias estarão encaminhando seus servidores.

No que se refere ao processo, o Banco Santander, em reunião que tivemos nessa terça-feira, 27, informou que a média de atendimento, por pessoa, varia entre 20 a 25 minutos, ou seja, não compromete muito tempo.

Secom – Quais os documentos necessários?

Valdemir Dias – Na ocasião, o servidor apresentará, originais e cópias, do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado – conta de luz, água, telefone, dos últimos 60 dias – para consolidar essa abertura de conta.

Secom – Quais os compromissos assumidos pelo Banco Santander com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista?

Valdemir Dias – Há a conta sem custo para o servidor. Além disso, o banco Santander está preparando toda uma estrutura para atender os servidores públicos municipal: vão ser instalados dois caixas eletrônicos dentro da Prefeitura, um na Secretaria Municipal de Saúde e outro no espaço das secretarias municipais de Serviços Públicos e Agricultura.

O banco também vai dispor de um espaço alugado próximo a Secretaria Municipal de Finanças – ao lado da Prefeitura – onde vai funcionar o Posto de Atendimento do Banco (PAB) para atender, exclusivamente, o servidor; além de outros pontos que já são disponíveis para saques – inclusive Caixas de Atendimento 24 Horas que o Santander tem convênio – o que soma quase 28 caixas eletrônicos.

Secom – E caso o servidor não queira receber pelo Santander?

Valdemir Dias – Aqueles servidores que já têm contas em outros bancos e queiram permanecer neles, podem solicitar a portabilidade no momento da abertura da conta no Banco Santander. É lei, é direito do servidor.

Caso ele opte em ficar Santander, o banco vai oferecer uma série de pacotes, que na oportunidade será apresentada ao servidor, ficando a escolha a seu critério.

Secom – A medida já está valendo para este salário de maio?

Valdemir Dias – Não. O pagamento feito por meio do Banco Santander começará a valer a partir da folha de junho.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (77) 3424-8511.