Aluno da Escola Lycia Pedral lança livro de poemas
Prestes a completar 11 anos, Bernardo Ribeiro reuniu mais de 20 poemas em “O espírito da poesia”, publicado com apoio da Secretaria Municipal de Educação
Quando completar 11 anos, no dia 22 de junho, o estudante Bernardo Ribeiro certamente se lembrará da tarde desta sexta-feira, 13, data em que foram realizados, simultaneamente, dois sonhos: um, que envolvia, toda a comunidade local, foi a entrega oficial do trabalho de reforma e ampliação realizado pela Prefeitura na Escola Municipal Lycia Pedral, onde Bernardo estuda desde que foi alfabetizado, há cerca de quatro anos; o outro sonho do dia – parte integrante do primeiro – foi o dele próprio, ao lançar, ali, seu primeiro livro de poemas, “O espírito da poesia”.
“Eu não sei. Vem à cabeça e eu escrevo. É o coração”, disse Bernardo, ao tentar explicar o que o motiva a escrever. Quando fala, ele é econômico nas palavras. “Como todo poeta, ele é tímido”, brincou a professora Adelaide Freire Santos, que acompanha a evolução do aluno desde que ele conheceu as primeiras letras. Foi ela a primeira a perceber que o garoto demonstrava certa sensibilidade para escrever. “Durante as aulas, ele sempre me surpreendia com a sua esperteza e criatividade”, lembrou Adelaide, durante a cerimônia em que a Lycia Pedral foi entregue à comunidade pela Prefeitura.
Ao escrever, no entanto, ele parece se sentir mais à vontade. Segundo a mãe, Aurenice Ribeiro, é esse seu principal hábito no dia a dia da família, que mora no loteamento Alto da Colina, onde Bernardo vive desde que nasceu. “Ele escreve e desenha o dia todo”, disse Aurenice, sem conseguir conter as lágrimas. “E sempre me mostra, manda eu ler para ver como ficou, me pede opinião. É sempre assim”, acrescentou.
O resultado dessa produção constante é o livro, que reúne mais de 20 poemas, inclusive “O olho”, escrito pelo menino em 2011, em homenagem ao Dia do Professor. A publicação foi possível graças aos incentivos de Adelaide, aliados ao apoio dado pela Secretaria Municipal de Educação. “Sempre percebi que ele tinha uma desenvoltura para a questão poética”, disse a professora. “Eu me senti convencida de que tinha um papel importante na concretização desse sonho de Bernardo”, completou.
‘Incentivo’– Ao justificar o apoio oferecido pelo Governo Municipal para a publicação do livro, o prefeito Guilherme Menezes destacou os investimentos feitos pela Prefeitura na educação municipal, cujos resultados, segundo ele, podem ser identificados no livro de Bernardo – que, inclusive, fez questão de presenteá-lo com um exemplar. “Isso mostra a riqueza da educação em nosso município, abrindo espaços para esses talentos jovens”, afirmou o prefeito. “É importante que a direção da escola, como acontece aqui na Lycia Pedral, reconheça e estimule que um menino de dez anos continue fazendo suas poesias e lance seus livros num ambiente festivo, mas respeitoso, como este”, prosseguiu Guilherme.
O secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, acredita que o exemplo de Bernardo pode despertar outros talentos em seus colegas de escola. “Imagine o quanto vai incentivar os demais alunos o lançamento de um livro escrito por um aluno da própria escola”, comentou o secretário.
Moção de aplauso – O vereador Florisvaldo Bittencourt, líder do Governo Municipal na Câmara, ganhou de Bernardo um exemplar de “O espírito da poesia”, devidamente autografado pelo autor mirim. “Ele representa muito bem a transformação que a educação pode proporcionar”, disse o vereador, que qualificou a reforma da Escola Municipal Lycia Pedral como “um exemplo para Vitória da Conquista e para a Bahia”. “É essa a educação que nós queremos”, frisou.
Segundo Florisvaldo, uma moção de aplauso para Bernardo será apresentada por ele na sessão da próxima terça-feira, 17. Após aprovada pelos vereadores, a moção deverá ser entregue ao garoto na primeira semana de agosto, no retorno do recesso parlamentar.