Aula inaugural do Curso de Formação de Soldados
Aprovados no concurso realizado em dezembro de 2013, os policiais passarão por um curso com duração de onze meses
Para os 136 novos integrantes da Polícia Militar da Bahia, aprovados no concurso realizado em dezembro, a noite desta segunda-feira, 13, foi o momento de se iniciar de fato na nova condição profissional. No auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), eles participaram da aula inaugural do Curso de Formação de Soldados, no qual tomarão parte pelos próximos onze meses.
Após a conclusão de toda a carga horária – superior a 1.200 horas-aula –, que deve ocorrer em novembro, os novos soldados serão acrescentados ao efetivo ostensivo da PM, em Vitória da Conquista ou em algum outro município da região sudoeste do estado. A nova carreira atraiu a estudante de economia Taluana Alves de Oliveira, 29 anos. Segundo ela, dois elementos a motivaram a se inscrever no concurso: “A estabilidade financeira e a admiração pelo trabalho da polícia”.
Na segunda-feira, antes de assistir à aula inaugural, ela já antevia o futuro que a espera a partir de novembro. “É o começo de uma nova fase de aprendizagem na minha vida. Um novo rumo que estou começando agora. É muito importante porque é o que vai definir minha vida daqui para a frente”, resumiu.
‘Desafio’ – A aula inaugural, ministrada pelo professor Jorge Cajazeira, tratou das tendências e dos desafios impostos pelo século 21 – algo que, segundo o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ivanildo Silva, interessa, e muito, à comunidade e à instituição. “Quando se fala em segurança pública, é um desafio todos os dias”, observou Silva. Cajazeira, o palestrante, concordou: “É um apanhado de fatos e uma análise para que os policiais em formação possam estar ligados na questão mundial, em seus aspectos sociais, ambientais e econômicos”.
‘Alegria e satisfação’ – Presente à aula inaugural, o prefeito em exercício, Joás Meira, exaltou o bom relacionamento entre o Governo Municipal e a Polícia Militar e a importância da chegada dos novos aspirantes a policiais. “Vemos tudo isso com muita alegria satisfação. E nos fazemos presentes nesta parceria, que tem cada vez mais melhorado a nossa segurança, tanto da nossa cidade quanto da nossa região”, disse.
‘Compromisso’ – Além dos futuros policiais, a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados contou com a presença de várias autoridades políticas e militares, inclusive a do comandante-geral da Polícia Militar baiana, coronel Alfredo Braga. Após assistir à palestra ministrada pelo professor Cajazeira, Braga descreveu o que considera o significado do que aconteceu ali. “É muito importante nós levarmos a esses novos policiais militares o compromisso que têm com a instituição e também com a sociedade baiana”, afirmou. “A região está acolhendo esses 136 policiais que visam melhorar a segurança no nosso estado, principalmente na região de Vitória da Conquista”.