fbpx

Bahia tem mais de 50 cidades digitais

A Bahia tem pelo menos 51 cidades digitais. É o que apresenta levantamento divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Portal Rede Cidade Digital, iniciativa que atua como mediadora na comunicação entre as cidades e pessoas que buscam a integração virtual de suas localidades. Após a apresentação dos números de toda a região sul e sudeste brasileiro, a equipe do portal sistematiza as informações do nordeste. O primeiro estado, também o maior, mapeado na região, é o da Bahia. A unidade federativa ainda possui a maior população da região, maior Produto Interno Bruto (PIB) e maior número de municípios (417).

Os critérios adotados pela Rede Cidade Digital têm base nos dados Perfil dos Municípios Brasileiros, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e envolvem: 1) O fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, na totalidade ou em determinada área do município; 2) Presença de telecentros e/ou locais de acesso público a computadores conectados à internet; e, 3) Disponibilidade de serviços e ferramentas de governo eletrônico no site da prefeitura (e-gov).

Estão listadas entre as 51 cidades digitais Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca e Vitória da Conquista. Estas nove estão entre os 80 municípios, em todo o Brasil, selecionados pelo Programa de Cidades Digitais do Governo Federal.

Viabilizado pelo Ministério das Comunicações (Minicom), a iniciativa subsidiará os projetos selecionados para levar os avanços das tecnologias de informação e comunicação aos governos e à população.

Em Vitória da Conquista, os equipamentos estruturais (rack, switch, cabos, etc) dos 17  Pontos de Acesso Governo (PAG) já vinham sendo instalados pela empresa G4S desde o final de outubro. As ferragens nos 521 postes que vão ancorar os 24 quilômetros de fibra ótica também já vinham sendo providenciadas. Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Gilberto Veroneze, até o início de dezembro foram colocados 7 km de ferragem, e oito pontos (Semtre, Smed, Central de Regulação de Leitos, Samu 192, Esaú Matos, Rede de Atenção, Ufba e Ifba) já haviam recebido os equipamentos.

No município de Itabuna, o projeto, coordenado pelo professor de computação na Uesc e especialista em redes, Teodoro Pires, reúne 17 quilômetros de fibra óptica e, além de utilizar os postes da Coelba, conta com outros 150 sendo implantados. Desde novembro começaram a ser disponibilizados 13 pontos com uma rede de alta velocidade ligado a um núcleo principal centralizado pelo governo municipal, mais três para atender o cidadão: na praça Camacan (com a fibra óptica sendo estendida para a Cinquentenário), rodoviária e praça Rio Cachoeira. Em entrevista numa rádio local, Pires comentou a proposta de expansão do projeto. “Além dos três pontos iniciais, queremos aumentar para 200. Nós temos 110 escolas, 55 postos de saúde e mais 34 áreas de assistência social. Cada um deles vai prover internet para o entorno. Mas nosso objetivo não é concorrer com provedores de internet. Teremos uma velocidade de 512 kilobytes por segundo para quem pagar o IPTU em dia.”

Em 2013, o Minicom divulgou uma relação de mais 262 cidades que, em uma segunda fase do programa, serão beneficiadas com recursos do PAC. Entre elas estão mais 24 localidades baianas.

Mapa das Cidades Digitais

A sessão Mapa das Cidades conta com um mapa do Brasil com os estados mapeados em destaque, disponibilizando acesso rápido a informações técnicas e políticas sobre as iniciativas e inovações tecnológicas das cidades digitais. Por meio do novo sistema Uni – plataforma online oferecida pelo portal – é possível o diálogo entre prefeituras e empresas prestadoras de serviços, proporcionando mais agilidade e qualidade na aquisição de equipamentos e projetos estruturais para a digitalização dos municípios.

O usuário pode compartilhar as informações nas redes sociais, facilitando a divulgação de municípios digitais. Confira aqui o mapa da Bahia com todas as cidades digitais.

Se sua cidade é digital e não está presente no mapa, ou se gostaria de complementar/atualizar alguma informação de seu município, entre em contato pelo e-mail:contato@redecidadedigital.com.br.

Curta Rede Cidade Digital no Facebook (www.facebook.com/RedeCidadeDigital) e fique informado de novidades tecnológicas que beneficiam os cidadãos do Brasil e do mundo.