fbpx

Cidade digital: capacitação de servidores municipais

Objetivo é preparar a administração pública local para gerenciar a tecnologia disponibilizada pelo programa

Começa nesta segunda-feira, 17, o primeiro curso de capacitação em Governança de Tecnologia da Informação voltado aos servidores dos municípios atendidos pelo programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MiniCom). O projeto é desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

De acordo com o coordenador-geral de Formação da Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, Diego Aguilera, o curso vai enfocar questões como a gestão de projetos e serviços de TI no município. “Nosso objetivo é preparar a administração pública local para gerenciar, da melhor forma toda, toda a tecnologia disponibilizada pelo programa, maximizando os benefícios para a população”, afirma.

Nesta primeira capacitação, que será realizada na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, serão atendidos 24 servidores públicos de 11 municípios da Bahia, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, além do Distrito Federal, todos selecionados na primeira etapa do Cidades Digitais. O curso terá a duração de duas semanas, com oito horas de aulas por dia.

Segundo Aguilera, além deste, também está prevista a realização de outros cursos, nos eixos de Gestão Estratégica, Operacional de Redes e Operacional de Sistemas Linux.

O diretor do Departamento de Infraestrutura para a Inclusão Digital, Américo Bernardes, ressalta que esta é a segunda etapa do programa, que teve início com a construção da infraestrutura e prevê, ainda, a instalação de aplicativos de governo eletrônico. Bernardes explica que o Ministério das Comunicações está na fase final de contratação do Serpro, para hospedar o portal dos municípios onde os softwares poderão ser acessados.

Entre os programas que serão disponibilizados, há um voltado para o agendamento de consultas médicas, um gerenciador da área da educação e um software específico para a gestão das finanças do município. Os gestores municipais, no entanto, têm a possibilidade de optar por outros aplicativos, que poderão ser contratados diretamente pelas prefeituras.

Vitória da Conquista participa do programa.