Crônica da semana, escrita por Nilson Lattari: “Nossas diferenças”

Foto de Possessed Photography na Unsplash

É o desejo de todos ser diferente ou fazer a diferença ou, pelo menos, de quase
todos. Explico. Há alguma coisa dentro de nós que deseja ser aquele que fará alguma
diferença, seja através de alguma descoberta significativa ou alguma atitude que
impressionem as pessoas. É como ser um tipo de vitrine, um exemplo a ser seguido e
conseguir a admiração de todos. Tudo isso, creio eu, passa pela cabeça de todo mundo.
E não há nada de repreensível nisso.
É como sonhar para atingir um objetivo. Traçar as metas, imaginar caminhos,
enfrentar obstáculos e chegar lá, naquele ponto almejado. Se considerarmos que viver é
um negócio, o segredo é a melhor arma que temos. Devemos partilhar nossos sonhos
com outros, dizer-lhes aquilo que queremos ser e nossos objetivos? Alguns creem que
dizer isso é como atrair a inveja ou o mau-olhado para nós. E nossos objetivos serão,
digamos, destruídos, não realizáveis, e atribuiremos aos outros a origem do nosso
fracassos.
Voltando ao segredo do negócio, podemos dizer que essa é a chave das diferenças
entre nós e os outros. Sonhos existem para serem sonhados e não para serem
compartilhados. A menos que esses sonhos façam parte de uma companhia que
amamos, de um grupo de amigos, uma equipe em uma empresa que compartilhamos ou
mesmo em uma sociedade onde convivemos.
Sonhos melhores, no entanto, são aqueles que vivemos individualmente. E nesse
caso, são sonhos com segredos que somente nós conhecemos. A estratégia para realizá-
los é o segredo do nosso negócio.
Não, não há a menor possibilidade, de acordo com meu ponto de vista, de alguém
lançar um mau-olhado como um raio, para triturar nossos sonhos. Há alguns que creem
nisso. E acham que esse seja o segredo do seu negócio, a estratégia para o êxito.
Nosso segredo ou a nossa diferença é ter um Insight qualquer, que chega até nós,
de não se sabe onde, e como uma epifania encontramos o caminho das pedras.
Esse segredo é encontrar as oportunidades e não perdê-las. Algumas vezes estão
bem escondidas, ou bem na frente dos nossos olhos. Outras vezes nas palavras de
outros, nas leituras de alguém ou em algo que vimos e não percebemos. Esse é o grande
segredo para um grande negócio: enxergar aquilo que ninguém, supostamente, está
vendo. É como enganar o azar, fingindo que não pensamos e o temos todo o tempo.
O segredo é saber o que ninguém mais sabe. Os preguiçosos ou aqueles que se
conformam apenas em imitar outros ou seguir outros nunca saberão o que ninguém mais

sabe. Porque a procura é enfadonha, é trabalhosa e muitas vezes arriscada. Mas para
encontrar a pedra mais preciosa é necessário buscá-la, onde quer que esteja.
Para saber o que ninguém sabe é preciso ler onde ninguém quer ler, ir aonde
ninguém quer ir e sentir aquilo que ninguém quer sentir. O segredo do nosso negócio e o
que vai fazer a diferença é levantar, caminhar e procurar. Nenhum negócio nasce por
inércia, é preciso investir em si para que o sonho apareça.
A grande diferença é quando sabemos das coisas e assistimos outros exibindo o
que não sabem.