Hábito de consumir suco natural começa na infância

Consumo de refrigerante no país caiu 20% em seis anos, enquanto que o de suco natural está em expansão

É cada vez mais comum que a escolha dos pais na hora de abastecer a lancheira dos filhos seja por suco integral. Isso, não apenas ajuda a reforçar o sistema imunológico das crianças, como também contribui com a formação de um hábito de vida saudável. Quanto mais cedo a criança for apresentada aos alimentos ricos em vitaminas, mais rapidamente também irá aprender a incorporar o que faz bem ao seu cardápio.

As mudanças, mesmo que gradativas, estão ocorrendo. Em seis anos, o consumo de refrigerantes no Brasil caiu 20%. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. Paralelamente a isso, o consumo de sucos integrais está em expansão. Em cinco anos o mercado cresceu 28%, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho.

Esta preocupação com a alimentação está atingindo a indústria que divulgou por meio da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, (ABIR) um acordo entre a entidade e associados como Ambev, Pepsi e Coca-Cola, definindo a paralisação da publicidade voltada ao público infantil, principalmente para crianças de até 12 anos. A suspensão vai valer quando o uso de mídias, como programas de TV por exemplo, alcançarem 35% do público infantil.

Os pediatras são unânimes em listar os riscos que o consumo de refrigerantes e sucos artificiais podem causar. Por ser rico em açúcar, corante, cafeína e sódio, o refrigerante pode desencadear obesidade infantil e diabetes. Além disso, o consumo impede que as crianças aprendam a consumir frutas e sucos naturais, que têm vários nutrientes importantes para o desenvolvimento.