Judiciário nas redes: aumento de 90% em internautas
Participação do Judiciário nas redes sociais tem aumento de 90% no número de internautas
De pouco mais de oito mil “curtidas” a quase 15 mil fãs. Este foi o salto de popularidade da fanpage do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia no Facebook desde o início da atual gestão, em 3 de fevereiro de 2014.
O aumento de quase 90% no número de internautas que acompanham o Judiciário baiano na rede social mais acessada do mundo comprova a importância crescente de a Justiça se adequar constantemente aos novos paradigmas da Era Digital.
Em apenas um mês, cerca de 48 mil pessoas – de 45 países diferentes – visualizam as postagens do TJBA no Facebook. Em média, cada postagem alcança duas mil pessoas. Apenas a postagem de divulgação do concurso para estagiários do Tribunal, por exemplo, alcançou 12,6 mil pessoas.
Na fanpage, o Tribunal divulga notícias, serviços e informações relevantes sobre as leis e seus usos, além de campanhas comemorativas e institucionais. O Facebook conta com mais de 1,3 bilhão de usuários no mundo inteiro. Destes, cerca de 61 milhões são brasileiros.
Já no Twitter, rede na qual o Tribunal também divulga notícias, informações institucionais e serviços, são mais de seis mil seguidores, dos quais 10% residem fora do Brasil.
Os tuítes combinados do TJBA chegam a ser visualizados por mais de 70 mil pessoas em apenas 30 dias. Tal foi o caso do mês de junho de 2014, no qual 75,4 mil usuários viram as mensagens de até 140 caracteres do Tribunal.
A média é de 2 mil visualizações por dia. Um único tuíte sobre o Mutirão Carcerário, por exemplo, foi visto por quase 3,3 mil internautas.
Para o cidadão
Em uma realidade cada vez mais mobile, graças aos tablets e smartphones, a lógica é de que os cidadãos busquem se informar sobre o que lhes interessa em qualquer lugar, a qualquer tempo, através das redes sociais.
A presença constantemente fortalecida do Tribunal de Justiça da Bahia nessas redes, portanto, ressalta a política permanente do Judiciário em acompanhar as mudanças na forma como a comunicação vem acontecendo diariamente. O objetivo é o mesmo que acompanha o Judiciário baiano: atender às necessidades e anseios dos jurisdicionados da maneira mais eficaz e cidadã.
Clique aqui para acessar o perfil do TJBA no Twitter
Clique aqui para acessar a fanpage do TJBA no Facebook