O que você quer para Vitória da Conquista em 2027? Câmara lança Consulta Pública para ouvir a população
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista lançou nesta sexta-feira (29) uma nova Consulta Pública com o objetivo de aproximar ainda mais a população do Poder Legislativo e fortalecer a participação popular nas decisões que impactam diretamente o município.
Por meio de um formulário simples e acessível, qualquer cidadão poderá apontar quais melhorias deseja ver em sua rua, bairro ou em toda a cidade nos próximos anos.
A iniciativa busca ouvir as necessidades reais da população e contribuir para a construção do povo.
Clique aqui e saiba mais chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://sapl.vitoriadaconquista.ba.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2026/23560/a_mensagem_no_25-2026_ao_pl_no_23-2026_-_dispoe_sobre_as_diretrizes_orcamentarias_para_o_exercicio_de_2027_pldo_2027.pdf
Entre os temas que poderão ser sugeridos estão operação tapa-buracos, drenagem pluvial, pavimentação, iluminação pública, criação de novos pontos e linhas de ônibus, além de demandas relacionadas à saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, esporte, lazer e outras áreas essenciais para o desenvolvimento do município.
O PLDO foi lido na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 27 de maio, dando início à tramitação legislativa da matéria. A partir da leitura em plenário, abriu-se o prazo de 30 dias para a realização de audiências públicas e da consulta popular, permitindo que a população participe ativamente da elaboração das diretrizes orçamentárias do município.
A Consulta Pública ficará disponível até o dia 27 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O formulário poderá ser acessado por meio de um banner na página inicial do portal da Câmara, além de um link direto disponibilizado ao final desta matéria.
Após esse período, o projeto seguirá para análise das comissões da Casa Legislativa, incluindo a Comissão de Legislação Participativa, que também acompanhará o processo. Na sequência, as comissões terão um prazo de 15 dias para emissão dos pareceres antes da votação final.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Cordeiro, a proposta é mostrar que a participação popular pode ajudar a mudar os rumos da cidade, garantindo que as prioridades da população sejam levadas em consideração no planejamento das ações e investimentos públicos: “A expectativa do Legislativo é ampliar o diálogo com os conquistenses e incentivar cada vez mais a participação cidadã nas decisões que envolvem o futuro de Vitória da Conquista”, pontuou.
A Câmara reforça que ouvir a população é fundamental para construir uma cidade mais justa, organizada e alinhada com as reais necessidades de quem vive diariamente os desafios da comunidade.
Clique em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSevA6ti03UFcg9linU3E52Yvjod-b-MgSwEi80gTOoEJoVgAA/viewform?pli=1 e participe da consulta.
Texto por Andréa Póvoas-Ascom Câmara Municipal de Vitória da Conquista.



Você precisa fazer login para comentar.