fbpx

Prefeitura orienta: em período chuvoso o cuidado com a dengue deve ser redobrado

Em tempos de chuvas é necessário redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Assim sendo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, está em alerta.

E portanto, orientando a população para eliminar o acúmulo de água em recipientes que não estejam devidamente tampados em suas residências.

Com o grande volume de chuva que tem caído no município nas últimas semanas, é importante ficar atento e tirar, ao menos, dez minutos diários para verificar na sua residência se tonéis, barris d’ água ou caixas d’água estão bem fechados; para retirar água parada nos potinhos das plantas; guardar pneus em locais cobertos e retirar entulhos do quintal. “Lembrando que essas medidas devem acontecer durante todo ano e devem ser redobradas em períodos chuvosos.

Além dessas orientações à população, a Secretaria de Saúde está realizando a Campanha Municipal contra as Arboviroses com a intensificação das ações para eliminação do mosquito Aedes, utilizando o método Ovitrampas para retirada de ovos do mosquito das residências, reuniões com o Comitê de Enfrentamento das Arboviroses, mutirões de combate ao mosquito, com trabalho educativo e tratamento focal nas residências, explicou a secretária de Saúde, Fernanda Maron.

A Secretaria de Saúde ainda realiza ações de controle da doença e agravo com a participação dos agentes comunitários de saúde (ACS); fortalecimento da Equipe Técnica de Vigilância Epidemiológica para o monitoramento diário dos casos notificados do SINAN e da Vigilância Laboratorial Municipal (Lacen) rede privada; executa ações diárias de bloqueio e borrifação de inseticida UVB com fumacê costal com a equipe de ponto estratégico (PE) e permanência das unidades de saúde com o horário estendido de segunda a sexta das 17h às 22h e sábado das 8h às 13h.

Sintomas que podem ser dengue:

Caso sinta febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.