Professora incentiva alunos a intervir no local onde vivem
A partir da leitura e análise reflexiva, em sala de aula, do conto ‘O Quadro de Pano’, que trata da mudança da realidade de uma pequena cidade, Maria de Fátima propôs aos alunos observar em volta do colégio e de suas residências, pontuando ações possíveis, de transformação dessa realidade. Após as pesquisas, eles constataram, entre outras questões, que próximo ao colégio havia pouca árvore e sombreamento. A partir disso, a turma resolveu que essa seria a realidade a mudar, plantando mudas de leucenas. A ação chamou a atenção dos colegas de outras salas e de toda comunidade escolar, que firmaram o compromisso de todos os dias regarem as mudas.
A professora fica feliz pelo reconhecimento e, principalmente, pelo efeito multiplicador do projeto. “É uma satisfação trabalhar com essa turma e perceber o envolvimento dos discentes, compreendendo que o papel do educador não se restringe apenas a ensinar conteúdos, mas propiciar ao educando uma reflexão crítica consciente do meio em que vive, percebendo-se como cidadão protagonista”.