fbpx

Programa Cidades Digitais começa dia 29 de maio

Ministério das Comunicações lança o Cidades Digitais em Vitória da Conquista no dia 29 de maio

Vitória da Conquista é um dos 80 municípios brasileiros contemplados com a iniciativa

Interligar os órgãos públicos municipais, por meio da internet, permitindo a implantação de aplicativos que aperfeiçoem a gestão e o acesso da comunidade aos serviços públicos, bem como disponibilizar sinal de internet gratuito nas principais praças da cidade. Esta é a finalidade do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MiniCom), que será lançado na próxima quinta-feira, 29, em Vitória da Conquista.

A cerimônia que celebrará o início do programa acontecerá às 11h, na Praça Tancredo Neves, em frente ao Memorial Régis Pacheco, e contará com as presenças do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, da secretária de Inclusão Digital do Ministério, Lygia Pupatto, do prefeito Guilherme Menezes e de demais autoridades municipais. Vitória da Conquista é um dos 80 municípios brasileiros contemplados com a iniciativa.

No início do mês, equipes do Governo Federal – liderada pelo diretor do Departamento de Infraestrutura Digital do MiniCom, Américo Bernardes e pelo coordenador-geral de Articulação e Gestão Institucional do MiniCom, Rodne de Oliveira – e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estiveram em Vitória da Conquista para certificar os 24 km de fibra ótica que foram instalados na cidade e ajustar os últimos detalhes para o desenvolvimento do programa. Eles também visitaram os 17 Pontos de Acesso Governamentais (PAG) que serão beneficiados pela iniciativa.

Pioneirismo na política pública de inclusão digital – Antes mesmo de receber a iniciativa do Governo Federal, o Governo Municipal, já em 2011, deu início ao projeto Cidade Digital, cujo objetivo é semelhante ao programa do Ministério das Comunicações: conectar todos os órgãos da Prefeitura por meio de uma rede de internet, permitindo assim um melhor atendimento ao público. A iniciativa municipal é via rádio.

Confira aqui uma entrevista com o coordenador-geral de Articulação e Gestão Institucional do MiniCom, Rodne de Oliveira.