fbpx

Sesab promove mutirão com mais de 3,2 mil vagas para consultas e exames em Salvador

Campanha Novembro Azul da Sesab. Foto Feijão Almeida. Governo da Bahia.

A Secretaria da Saúde do Estado realiza, em Salvador, mutirão com a oferta de mais de 3,2 mil consultas e exames para promover o diagnóstico precoce do câncer de próstata e a saúde do homem.

Mas, os atendimentos serão 100% agendados, a partir do dia 6 de novembro.

Assim sendo, devem ser feitos pelo ba.gov.br, plataforma de serviços do Estado da Bahia, ou por meio do Whatsapp da Secretaria da Saúde do Estado: 71 3118-8365.

Consultas e exames

Campanha Novembro Azul da Sesab. Foto Feijão Almeida. Governo da Bahia.

Exames de PSA, consultas com urologista, consultas com urologista oncológico e consultas de ginecologia e mastologia para homens trans e pessoas não-binárias.

Porém, no momento da consulta ou exame, é preciso apresentar cartão do SUS, RG, CPF, além de comprovantes de residência e de agendamento.

Os pacientes cujos exames apresentarem alterações, serão encaminhados para a realização de exames complementares na rede.

Exames de PSA e consultas de urologia

Campanha Novembro Azul da Sesab. Foto Feijão Almeida. Governo da Bahia.

Para tanto, nos dias 9 e 10 de novembro, a partir das 7h, serão ofertadas 2 mil vagas entre consultas com urologista e exames de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Porém, no Ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula.

Mas, a ação tem como público-alvo homens cis, mulheres trans e pessoas não-binárias a partir de 40 anos.

Durante o mês, o Centro Estadual de Oncologia (Cican), localizado no bairro de Brotas, vai ofertar 450 exames de PSA, sendo 30 exames por dia, de segunda a sexta, exceto nos feriados.

Porém, no caso do PSA, não há exigência de pedido médico, porém, é necessário jejum mínimo de 4h e dois dias sem ejaculação, sem esforço físico intenso e sem andar a cavalo, de bicicleta ou de moto.

Consultas com urologista oncológico

Porém, no dia 23 de novembro, o Cican oferta 100 consultas com urologista oncológico.

Voltados para homens cis, mulheres trans e pessoas não-binárias, os atendimentos ocorrerão a partir das 7h.

Assim sendo, para ter acesso às consultas, os pacientes devem possuir encaminhamento para urologista oncológico e/ou exames que comprovem a suspeita de câncer (PSA alterado ou exames de imagem).

Atendimento a homens trans

Portanto, aos sábados de 16 e 30 de novembro, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, localizado no bairro de Roma, oferta 600 consultas de ginecologia e mastologia.

Com efeito para homens transexuais e pessoas não-binárias, a partir dos 18 anos de idade.

Os atendimentos também devem ser agendados previamente.

Fotos: Feijão Almeida / GovBA