TJBA lança projeto “Pontes do Saber” para aproximar o Judiciário da sociedade e fortalecer a cidadania

Com o propósito de fortalecer a cidadania e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do sistema de Justiça, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ), lança o projeto Pontes do Saber.
A iniciativa levará magistrados do Judiciário baiano a instituições de ensino da capital e do interior para compartilhar experiências e conhecimentos com estudantes do ensino médio e superior.
A proposta é simples, mas impactante: construir pontes entre o mundo jurídico e o ambiente acadêmico, por meio de encontros que promovam a troca de experiências e o acesso a informações relevantes para a formação dos jovens.
O projeto visa a contribuir para uma sociedade mais informada, participativa e consciente de seus direitos e deveres.
A primeira edição do Pontes do Saber já tem data e local definidos. Será realizada no dia 28 de maio, às 18h30, na Faculdade Estácio, em Salvador.
A palestra inaugural terá como tema “O Judiciário e O Cidadão”, ministrada pelo Juiz Argemiro Dutra, Titular da 1ª Vara Empresarial da capital e idealizador da iniciativa.

O projeto conta com o apoio da Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ), e da Juíza Rita Ramos, Coordenadora do NCJ.
A iniciativa está alinhada à Resolução nº 03/2021 do TJBA, que estabelece, entre os macrodesafios da Justiça estadual, o fortalecimento da relação institucional com a sociedade.
“O foco é fortalecer a cidadania por meio da implementação de programas educativos voltados ao público escolar”, destaca a Desembargadora Lisbete, ressaltando o papel do Judiciário na formação de uma sociedade mais consciente e participativa.
As palestras terão duração mínima de uma hora e serão realizadas presencialmente em escolas e faculdades. Os temas abordados tratarão de questões jurídicas e sociais de grande relevância, como:
- Cooperação judiciária e sua importância;
- Cooperação interinstitucional;
- Inovações tecnológicas no Judiciário;
- Estrutura e funcionamento do sistema judicial;
- O papel do Poder Judiciário na promoção dos direitos da cidadania.
A Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, enfatiza a importância da iniciativa: “Além da transmissão de conhecimento, o projeto favorece a troca de experiências entre magistrados e estudantes.
É um movimento de aproximação que contribui para a construção de uma Justiça mais acessível e compreendida pela população”.
Com o Pontes do Saber, o Tribunal de Justiça da Bahia reafirma seu compromisso com a educação cidadã, o diálogo interinstitucional e a democratização da informação sobre o funcionamento do Judiciário.