Uma mulher em cada grupo: Festival Suiça Baiana abre seleção de artistas
Acaba de ser aberto o edital para seleção de artistas e grupos musicais para concorrer a um de 10 showcases que vão compor a programação da edição de 15 anos do Festival Suíça Bahiana (FSB).
Os interessados podem se candidatar até dia 31 de março. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente por meio do formulário https://forms.gle/kWyrnVabstqraMQ39, onde também é possível consultar o edital.
Poderá se inscrever qualquer projeto autoral, solo ou em grupo, de estilo instrumental, cancional e DJs provenientes de qualquer região do Brasil ou de outros países, desde que tenha pelo menos uma integrante mulher.
Das vagas, 40% serão destinadas a artistas baianos, e a seleção será conduzida por uma curadoria especializada composta apenas por mulheres – os nomes serão divulgados cinco dias antes do final das inscrições.
A ideia do Coletivo é atender ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que diz respeito à Igualdade de Gênero, a fim de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Nesse sentido, o grupo contará com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) nessa e em outras ações futuras.
Para a secretária da SMPM, Viviane Ferreira, o Festival Suíça Bahiana tem sido um espaço fundamental para a diversidade e renovação da música brasileira, e a exigência de pelo menos uma mulher em cada projeto selecionado reforça um compromisso necessário com a equidade de gênero na cena musical.
“Sabemos que as mulheres ainda enfrentam barreiras para ocupar espaços no setor cultural, e essa ação é um passo concreto para garantir maior representatividade e visibilidade.
Que essa edição do festival siga fortalecendo talentos e inspirando novas gerações de artistas”, afirmou a gestora da pasta.
“O edital de showcases do FSB é uma grande oportunidade para bandas e artistas autorais se apresentarem para o público conquistense, além de representar os 27 territórios culturais da Bahia, o que amplia conexões e fortalece a cena independente brasileira”, destaca Ana Luiza, do Coletivo Suíça Bahiana.
“Além da visibilidade, a banda que mais se destacar terá a chance de se apresentar no palco principal na próxima edição do festival.
Queremos valorizar quem movimenta a música autoral e proporcionar novos caminhos para esses artistas”, conclui.
A relação dos projetos selecionados será divulgada no dia 28 de abril de 2025, no Instagram do Festival Suíça Bahiana e/ou por e-mail enviado aos selecionados.
As apresentações acontecerão nos dias 18 e 19 de outubro, em Vitória da Conquista, com cada selecionado recebendo um cachê de R$ 2.300,00.
O Festival Suíça Bahiana é um evento que faz parte do calendário oficial de Vitória da Conquista, por meio da Lei nº 2.415 de setembro de 2020.
Entre as atrações que já se apresentaram nas edições anteriores estão Emicida, Larissa Luz, Ratos de Porão, Francisco, el Hombre, Supla, Karina Buhr, Mariana Nolasco, Ivison, Marcelo Jeneci, Mombojó, Dead Fish, Supercombo, Pouca Vogal, Rachel Reis, Rubel, Maglore, ConeCrew Diretoria, entre outras. A expectativa de público para a edição de quinze anos é de 3 mil pessoas por dia.