Vacimóvel aplica mais de 330 doses em ação itinerante

Vacimóvel aplica mais de 330 doses em ação itinerante e segue ampliando vacinação contra a gripe em Vitória da Conquista
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou as ações de imunização com o apoio do Vacimóvel, que esteve em diferentes pontos da cidade nesta quinta (23) e sexta-feira (24), facilitando o acesso da população à vacina.

Na quinta-feira (23), o Vacimóvel esteve nos residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida — Acácia, Pau-Brasil, Flamboyant, Jequitibá, Jacarandá e Ipê —, onde foram aplicadas 150 doses apenas no primeiro dia da ação.
Na sexta (24), a ação aconteceu na Praça Nove de Novembro, garantindo a imunização de 183 pessoas. Segundo a Coordenação de Imunização de Vitória da Conquista, na próxima semana o Vacimóvel estará no bairro Vila Elisa.
Durante os dois dias de ação itinerante, as equipes reforçaram a busca ativa do público prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos (60+), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, quilombolas e pessoas com doenças crônicas ou deficiência.
A estratégia visa alcançar pessoas que, muitas vezes, não conseguem se deslocar até uma unidade de saúde.
De acordo com a gerente de vacinação extra muro, Ednália Leite, a proposta do Vacimóvel foi justamente aproximar o serviço da população.
“Estamos facilitando o acesso, ofertando todas as vacinas, atualização de caderneta, além da covid e da gripe para o público-alvo”, explicou.
Além do reforço com a unidade móvel, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que a vacinação continua disponível em todas as unidades de saúde do município, que seguem abastecidas.
A orientação é que quem ainda não se imunizou procure o posto mais próximo o quanto antes.
“Quem não conseguiu se vacinar durante a ação do Vacimóvel pode procurar qualquer unidade de saúde, pois todas estão abastecidas”, acrescentou a gerente.
Desde o início da campanha deste ano de vacinação contra a influenza, que começou em março, 26.341 pessoas já foram vacinadas no município.
A vacinação é a principal forma de prevenção contra a influenza e contribui para a redução de casos graves, internações e mortes.
A proteção é atualizada anualmente para acompanhar as cepas do vírus em circulação, o que reforça a importância de se vacinar todos os anos.


Você precisa fazer login para comentar.