fbpx

XVI Festival Nacional 5 Minutos em Vitória da Conquista

A cidade é a segunda a receber a nova edição do projeto

Mais informações no site  www.dimas.ba.gov.br/5minutos.html

De 7 a 9 de maio acontece, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, a Mostra Competitiva do Festival Nacional 5 Minutos, que atualmente acontece na cidade do sudoeste da Bahia, segunda a receber a programação do evento, que começou no dia 2, com oficina de videoclipe, e se estende até o dia 10, quando ocorre o Show de Encerramento, com atrações como João Omar, Quarteto de Cordas, e Batuque de Reis, entre outros. O projeto é uma realização da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

A caravana do 5 Minutos chegou a Vitória da Conquista, cidade com forte relação com o cinema e berço de Glauber Rocha, depois de passar por Paulo Afonso, que abriu a itinerância do evento – este ano, em sua 16ª edição, em versão expandida, propondo o diálogo do audiovisual com outras linguagens artística e intervenções urbanas. A expansão também se dá geograficamente: em seguida, o festival segue para Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e finaliza em Salvador, que era a única cidade-sede do evento.

O festival tradicionalmente seleciona 50 vídeos para participação na Mostra Competitiva, dos quais quatro são premiados. Este ano, valor total da premiação é de R$ 32 mil, distribuídos entre os quatro primeiros lugares, além da categoria Melhor Vídeo de Jovem Realizador, escolhido dentre os participantes que tenham até 21 anos de idade. O púbico das quatro cidades podem conferir os 50 vídeos selecionados entre os 253 inscritos de diferentes partes do Brasil para esta edição.

Criado em 1994, com o objetivo de incentivar a produção audiovisual em curto formato, o então “Festival de Vídeo – A Imagem em 5 Minutos” marcou a história do audiovisual baiano nos seus 16 anos de realização através da promoção de mostras compostas por vídeos que concorriam a premiações em dinheiro. Em pouco tempo cresceu e, já a partir de sua terceira edição, abriu-se a produções de outros Estados, proporcionando o início de um frutífero intercâmbio entre realizadores de todo o país.

Hoje, o conceito do evento foi significativamente ampliado e, além de exibir e premiar vídeos, selecionados através de edital público, adquiriu um caráter múltiplo, baseado em dois conceitos fundamentais: de um lado a liberdade — de formatos, gêneros, técnicas e temas — e, de outro, a permanente expansão na exploração da linguagem audiovisual — seja territorial, tecnológica, de narrativas ou de suportes, incorporando a videoarte, o videomapping e a videoinstalação.

Programação:

Mostra Competitiva – 07 a 09 de maio
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Horário: 20h

Show de encerramento – 10 de maio
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Horário: 20h
Atrações: VJ George Neri e Purki, performance Ully Flores e shows com João Omar, Quarteto de Cordas Quarto Crescente; Batuque de Reis – Água, Mar, Terra e Céu e convidados.