CamaraVC

10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicidio

Imagem: Câmara Municipal de Itaitinga. Fonte: Mariana Viveiros – Seção de Disseminação de Informações/Superintendência Estadual do IBGE na Bahia

Conheça os dados do IBGE sobre saúde mental na Bahia

Setembro Amarelo é uma campanha realizada no Brasil, no mês de setembro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância de prevenir o suicídio, falar abertamente sobre saúde mental e quebrar tabus. Foi idealizada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), ocorrendo pela primeira vez em 2015. O IBGE tem dados sobre saúde mental para a população adulta (18 anos ou mais), na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), e, para adolescentes entre 13 e 17 anos, na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Conheça algumas informações para a Bahia:

  • Entre 2013 e 2019, o número de adultos na Bahia que informaram ter diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental cresceu 78,2%, passando de 396,8 mil para 707,1 mil. Nacionalmente, esse número aumentou 47,3%, chegando a 16,293 milhões em 2019;
    Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
  • Apesar desse aumento no número absoluto, a Bahia tinha, em 2019, a 8ª menor proporção de adultos com diagnóstico de depressão dentre os estados: 6,3%. Nacionalmente, o índice era de 10,2%;
    Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
  • As mulheres eram 8 em cada 10 adultos baianos com diagnóstico de depressão (83,6%). Essa proporção representava 590,9 mil mulheres baianas, ou 10,0% da população adulta feminina do estado. Entre os homens adultos, apenas 2,2% tinham diagnóstico de depressão em 2019 (116,2 mil, em números absolutos).
    Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
  • No estado, as pessoas brancas (8,1%) tinham uma taxa de diagnóstico de depressão maior do que as pardas (6,2%) e pretas (5,5%). Em relação à faixa etária, a maior proporção de pessoas com diagnóstico de depressão, na Bahia, era registrada entre aquelas de 65 e 74 anos (10,2%).
    Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
  • Em 2019, 136,5 mil adultos baianos possuíram grau intenso ou muito intenso de limitações nas atividades habituais por conta da depressão. Desse total, 84,3% eram mulheres (115,1 mil).
    Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)
  • Em 2024, 3 em cada 10 adolescentes baianos entre 13 e 17 anos se sentiam tristes a maior parte do tempo ou sempre (29,4%). Esse percentual praticamente não mudou em relação ao verificado em 2019, quando 29,6% dos adolescentes no estados sentiam-se dessa forma. Mais mulheres do que homens relataram se sentir tristes: 41,9% delas, frente a 15,6% deles;
    Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE)
  • Na Bahia, em 2024, 3 em cada 10 adolescentes de 13 a 17 anos sentiram vontade de se machucar de propósito (31,9%). Ela também era muito mais relatada pelas mulheres:42,5% das adolescentes baianas disseram ter desejado se machucar de propósito, frente a 20,3% dos adolescentes homens;
    Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE)
  • Além disso, na Bahia, em 2024, 2 em cada 10 adolescentes de 13 a 17 anos (19,9%) sentiam que a vida não valia a pena ser vivida na maior parte do tempo ou sempre. Essa proporção diminuiu, mas bem pouco, frente 2019, quando era de 21,1%. Entre as adolescentes mulheres, quase 3 em cada 10 (27,1%) sentiam que não valia a pena viver, enquanto entre os homens a proporção era de 1 em cada 10 (12,0%).
    Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE)