fbpx

Distúrbios do sono podem causar arritmias cardíacas

 

 

Pacientes com históricos de problemas cardíacos devem se preocupar ainda mais com  a qualidade do sono

Cansaço, sonolência e ronco são alguns dos sintomas de portadores de distúrbios respiratórios do sono, mas estes não são os mais graves. Estudos feitos pelo American College of Cardiology mostram que os distúrbios do sono podem causar problemas cardíacos.

Pessoas que sofrem de apnéia obtrutiva do sono – que se caracteriza por obstrução repetida da via aérea superior (garganta) devem ficar atentos a outros problemas de saúde, inclusive cardíacos. Por isso os pacientes com históricos cardíacos devem se preocupar ainda mais com  a qualidade do sono.

A fibrilação atrial, uma das arritmias mais comuns está associada a apnéia do sono em cerca de 50% dos casos. Nos indivíduos com episódios recorrentes de fibrilação atrial, o tratamento da apnéia do sono reduz significativamente o risco de recorrência da arritmia.

“Os mecanismos associados à gênese de arritmias envolvem oscilações da pressão arterial, da frequência cardíaca e nos níveis de oxigenação sanguínea e aumento da atividade do sistema nervoso decorrentes das apnéias”, explica Dr. Pedro Genta, pneumologista do Centro de Medicina do Sono HCor.

Segundo o pneumologista, é recomendável procurar um especialista em medicina do sono caso apresentar sintomas como ronco alto, pausas respiratórias durante o sono, cansaço e sonolência durante o dia. “O tratamento da apnéia do sono diminui o risco de doenças como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias”, completa Dr. Genta.

Já, para o chefe do Serviço de Arritmias do HCor, Dr. José Carlos Pachón, a obstrução das vias respiratórias faz com que o organismo precise de uma força maior para que o ar chegue até o pulmão e possa ser distribuído para o organismo, o que força o coração a bombear o sangue com mais força ou rapidez. Tipos diferentes de distúrbios do sono estão associados a diferentes tipos de arritmias. Pacientes com históricos de problemas cardíacos devem se preocupar ainda mais a qualidade do sono.

Serviço de Arritmias Cardíacas do Hospital do Coração:

O HCor desempenha um importante papel nas pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias  para o tratamento das arritmias cardíacas. Com um dos mais avançados centros tecnológicos de saúde da América Latina, o hospital atende mais de 1,5 mil pacientes por mês para investigação diagnóstica, prevenção e tratamento dos mais variados tipos de arritmias cardíacas.

A Instituição sempre foi inovadora e pioneira ao buscar e oferecer aos seus pacientes os mais avançados recursos, tanto de diagnóstico quanto de tratamento. O HCor reúne profissionais especializados e equipamentos de ponta para oferecer o que há de melhor na cardiologia mundial, tendo se transformado num centro de referência para o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

Inovação e tecnologia para o tratamento das arritmias:

O Serviço de Arritmias do HCor é pioneiro na utilização de sistemas computadorizados de navegação tridimensional e mapeamento espectral de arritmias. A superfície interna do coração pode ser reproduzida em um computador e a movimentação precisa dos eletrodos pode ser obtida por tecnologia de realidade virtual em três dimensões.

Para o tratamento das arritmias cardíacas o HCor dispõe, também, além dos modernos medicamentos da farmacologia mundial, de desfibriladores e de marcapassos cardíacos, que são pequenas próteses altamente eficazes que previnem ou promovem a imediata recuperação das arritmias que causam parada cardíaca e, dessa forma, evitam a morte súbita. O implante é realizado sem a necessidade de abertura do tórax e o paciente tem alta hospitalar de até dois dias.

Centro de Medicina do Sono HCor

O Centro de Medicina do Sono do HCor é pioneiro na integração entre diagnóstico e tratamento das diversas patologias relacionadas ao sono. O centro é composto por uma equipe multidisciplinar formada por especialistas em medicina do sono, pneumologistas, endocrinologistas, otorrinolaringologistas, neurologistas, dentistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas e psicólogas, com toda a linha de dispositivos de pressão positiva (CPAP e BiPAP – aparelhos adequados para a aplicação de pressão nas vias aéreas por meio de máscaras) para demonstração e adaptação dos pacientes portadores de AOS e distúrbios respiratórios do sono.

Segundo o Dr. Pedro Genta, pneumologista do Centro de Medicina do Sono HCor, o diagnóstico da apnéia do sono começa na identificação dos sintomas como ronco, pausas respiratórias e sonolência diurna pelo paciente e seus familiares. Após detectado os sintomas, a próxima etapa é passar por uma avaliação médica cuidadosa. Caso for confirmado a suspeita de apnéia, é indicado ao paciente a polissonografia – exame que avalia diversas variáveis como eletroencefalograma  (o qual avalia o sono e suas fases), variáveis respiratórias (detecção das apnéias e das quedas de oxigenação associadas), e eletrocardiograma.

No Centro de Medicina do Sono HCor dispomos de aparelhos de polissonografia de última geração para o diagnóstico das diversas patologias relacionadas ao sono. Após a constatação do diagnóstico, o tratamento deve ser feito por uma equipe multiprofissional focado na boa orientação ao paciente para o sucesso do tratamento.

 Mais informações para imprensa:

Target Consultoria em Comunicação Empresarial

Assessoria de Imprensa do HCor – Hospital do Coração

Rita Barão/Rafael Ernandi

rita@targetsp.com.br / rafael@targetsp.com.br

Tel (11) 3063-0477