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Candidatos conferem dados e fotos que aparecerão nas urnas

PMVC


Candidatos nas eleições deste ano, inclusive aqueles que ainda aguardam julgamento de recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), têm até este domingo, 2 de setembro, para fazer a verificação e validação dos dados e fotos que irão aparecer para o eleitor nas urnas eletrônicas. Iniciado no último dia 23, o procedimento é feito por meio do sistema “VV Foto – Verificador e Validador de Dados e Fotos”. A verificação vem sendo realizada em todo o Estado pelos cartórios eleitorais. Em Salvador, os 20 cartórios que atendem à cidade localizam-se no prédio anexo à sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Durante o processo, o próprio candidato ou um procurador comparece ao Cartório para verificar se a sua foto, nome, partido e outros dados estão cadastrados corretamente. Caso seja necessária alguma modificação, ela deverá ser solicitada à Zona Eleitoral, que fará a alteração antes dos dados serem encaminhados definitivamente para as urnas.

Geração das mídias

O procedimento no “VV Foto” precede a “geração de mídias”, marcada para iniciar em 17 de setembro, quando os dados dos candidatos e da Zona Eleitoral, bem como informações dos eleitores de cada seção, serão armazenados nos flashs cards, discos de memórias que serão encaminhados para as urnas.

Plano de ações

Todos esses procedimentos seguem o cronograma definido no “Planejamento Integrado para as Eleições”, elaborado para definir de forma unificada as ações necessárias para a organização e realização das Eleições. O Coordenador de Eleições do TRE-BA, André Luiz Cavalcante, lembra que a Coordenadoria de Eleições é a unidade responsável por realizar o acompanhamento das atividades desempenhadas. “Estas etapas são cruciais para as eleições. Por isso desde 2008 organizamos os pleitos por meio de um planejamento integrado com todos os setores do TRE”.

Entre os produtos do projeto, estão o Cronograma de atividades das Eleições 2012, que possibilita o cumprimento e acompanhamento das atividades relacionadas ao pleito; o levantamento das contratações necessárias para as eleições; os indicadores de desempenho e medidas de resultado referentes às Eleições 2012; e a documentação dos processos e procedimentos realizados, visando o aperfeiçoamento de pleitos futuros.

Foto de diversas urnas eletronicas

Justiça Eleitoral vai disponibilizar mais de 37 mil urnas para as eleições na Bahia

 As eleições municipais deste ano, na Bahia, contarão com 37.755 urnas eletrônicas, incluindo os equipamentos reservas, distribuídas entre as 33.314 seções na Bahia. As urnas atenderão aos 10.110.122 eleitores que estão aptos a votar em outubro.

Do total de equipamentos, 16.246 (43%) são urnas novas, do modelo UE 2010/2011, adquiridas entre 2011 e este ano para substituir as UE 2000 e UE 2002 que foram descartadas. “As urnas serão preparadas em cerimônia de carga e lacração, a serem realizadas no período de 26 de setembro a 5 de outubro, nos pólos de informática e em alguns cartório eleitorais”, explica o Coordenador de Eleições do TRE-BA, André Cavalcante.

Visando a atualização dos equipamentos do modelo UE 2004 e UE 2008, foi feita a substituição dos cartões de memória – os flash cards – por cartões com capacidade maior. Cada urna eletrônica tem vida útil de dez anos.

Identificação biométrica

Das urnas que serão disponibilizadas para as Eleições 2012, 33.255 (88%) já contam com o leitor biométrico para a identificação do eleitor por meio das impressões digitais. Na Bahia, apenas os 24.252 eleitores do município de Pojuca irão votar pelo sistema biométrico eleitoral.

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é inserir, até 2018, o Sistema Biométrico em todo país e uniformizar o atendimento eleitoral, tornando-o cada vez mais rápido e seguro.