PMVC

AMBEV doa 2 mil bafômetros ao Governo da Bahia

No ‘Dia de Responsa’, Ambev vai às ruas mobilizar estabelecimentos sobre consumo responsável

   Ação envolve 116 mil funcionários em todo mundo, sendo 32 mil no Brasil

PMVC

   Iniciativa também conta com doação de mais de 3 mil bafômetros às autoridades de três Estados do país, ação com times de futebol e concurso entre ONGs parceiras da empresa

   Todos juntos por um mundo melhor

A Ambev realiza nessa sexta-feira, dia 20 de setembro, o Dia de Responsa, data dedicada a celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Como parte das ações da Ambev para o Dia de Responsa, a companhia doará dois mil bafômetros ao Governo da Bahia, por meio do DETRAN, na sede da Cipó (Rio Vermelho), ONG parceira no Programa Jovens de Responsa.

Estarão presentes na ocasião, o vice-presidente de Relações Corporativas da Ambev, Milton Seligman, o diretor de Relações Socioambientais da Ambev, Ricardo Rolim e o diretor regional Nordeste, Cassiano De Stefano. O secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes, o vice-diretor geral do DETRAN-BA, Márcio Luís Blanco e o diretor de patrimônio do órgão, Reginaldo Batista Santos, participarão do evento para doação.

Após o momento na Cipó, representantes da companhia e convidados realizarão visitas a bares e restaurantes para conscientizar, ainda mais, os donos dos estabelecimentos e funcionários, sobre a não venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Criada pela Ambev, a ação está em seu quarto ano e também é realizada pela Anheuser Busch InBev, grupo  do qual a Ambev faz parte, com o nome de Be(er) Responsible Day. Todos os 116 mil funcionários da cervejaria em 23 países, sendo 32 mil no Brasil, saem às ruas para mobilizar pontos de venda sobre a importância de não vender bebida alcoólica a menores de idade e combater a associação entre álcool e direção.

Neste ano, o Dia de Responsa tem um significado especial:  marca a comemoração de 10 anos do Programa Ambev de Consumo Responsável. O cronograma de ações conta com mobilização interna da cervejaria, doação de 3.750 bafômetros às autoridades de três capitais, ação com times de futebol e concurso entre as ONGs parceiras da empresa.

“Não nos interessa o lucro proveniente do consumo indevido dos nossos produtos. Não fazemos negócios que não sejam responsáveis, tampouco  queremos que nossas cervejas sejam consumidas por menores de idade, por quem vai dirigir ou em excesso. Nossos produtos são feitos para celebrar, reunir os amigos e a família. Por isso, há dez anos, criamos o Programa Ambev de Consumo Responsável. Por meio dele, durante a última década, estruturamos diversos projetos em parcerias com ONGs, redes de varejo, associação de bares, governos e meio acadêmico. Acreditamos que trabalhar em rede é a forma mais eficaz de sensibilizar a população sobre o assunto”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.

Ambev nas ruas

Com o objetivo de difundir a mensagem de consumo responsável de bebida alcoólica aos donos de bares, restaurantes e supermercados, os funcionários da Ambev visitarão estabelecimentos em todas as cinco regiões do país ao longo do Dia de Responsa.

Eles estarão  uniformizados com camisetas que trazem o logo +ID (ícone que representa as ações da companhia para evitar o acesso de menores de idade  a bebidas  alcoólicas) e distribuirão cartazes com o símbolo.  Em diversas cidades do Brasil, toda a diretoria da companhia sairá às ruas para conversar pessoalmente com donos de bares, restaurantes e supermercados.

Brasileirão engajado

Como maior apoiadora do futebol brasileiro, a Ambev veste a camisa do principal campeonato do país para alertar os torcedores sobre os perigos do consumo de bebida alcoólica por menores de idade. Os times Bahia e Vitória, patrocinados pela Brahma, entrarão em campo com a faixa: “menor e bebida é bola fora”. A ação ocorre durante o jogo do Vitória x Grêmio, no dia 21 de setembro, às 21h, no Barradão – Salvador e na partida do Bahia x Botafogo, no dia 22 de setembro, às 16h, no Maracanã – Rio de Janeiro. Também participam da ação clubes de todo o país que disputam a série A do Brasileirão como: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco.

Mais de 3 mil bafômetros

Para  promover a segurança viária, a Ambev vai doar 3.750 bafômetros às autoridades de três Estados do país: Bahia , Pernambuco e   Piauí. Com a doação deste ano, a Ambev atinge a marca de 100 mil bafômetros distribuídos a diversas autoridades do país.

ONGs mobilizadas

Todas as 21 organizações não governamentais que fazem parte do projeto Jovens de Responsa da Ambev também sairão às ruas no Dia de Responsa para promover o consumo consciente de bebidas alcoólicas.

O Projeto Axé e a Cipó, ONGs parceiras da Ambev no programa Jovens de Responsa, irão realizar uma série de ações para conscientizar as comunidades onde estão inseridas, sobre a importância do consumo responsável de bebidas alcoólicas. As ações fazem parte da campanha “Minha Comunidade é de Responsa”, voltada à prevenção do consumo de álcool por menores de idade.

Em Salvador, o Projeto Axé realizará atividades de prevenção junto à comunidade do Centro Histórico. Na sede da ONG, às 9h, acontecerá uma apresentação do tema a partir de experiências pessoais dos integrantes. Em seguida, jovens e educadores participarão de uma caminhada pelas ruas do Pelourinho, com intuito de levar mensagens de consumo responsável para os estabelecimentos da região. No turno da tarde, haverá uma confraternização, com percussão, roda de capoeira e atividades arte-educativas, em espaço público próximo ao Centro Histórico.

A partir das 14h, a Cipó realizará no Colégio Estadual Dalva Matos, localizado no bairro do Lobato, a 1ª Mostra Multicultural da Agência de Comunicação do Subúrbio – “Conteste Já: porque cair nessa ideia“. O objetivo da ação, integrada por peças de rádio, vídeo, design gráfico e fotografia, é questionar os motivos para um adolescente resolver beber ou não. Dentre as principais atividades realizadas durante a mostra está o grafite, batalhas de MCs, recitais poéticos, exibições de vídeos, além de exposição e distribuição de materiais de três campanhas sobre o uso indevido de álcool.

Todas as ações serão filmadas pelas ONGS e os vídeos deverão ser enviados para seleção. O vídeo que apresentar a melhor prática de prevenção realizada ganhará R$10 mil para ser utilizado em melhorias na comunidade.

Supermercado de Responsa

O programa Supermercado de Responsa ganha mais um importante parceiro  no combate ao acesso de bebida alcoólica por menores de 18 anos: a rede Savegnago, dona de 31 lojas no interior paulista. Lançada em 2011 com o Grupo Pão de Açúcar, a iniciativa já é realizada com sucesso em centenas de supermercado no país e agora dá mais um importante passo.

O sistema, desenvolvido pela Ambev, é um software que, instalado nos caixas das lojas de supermercado, identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa recebe um aviso na tela para solicitar um documento que ateste a maioridade do consumidor. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente e, comprovada a idade superior a 18 anos, a venda é autorizada.

Muito mais do que uma mudança de sistema, o projeto Supermercado de Responsa visa a uma mudança de atitude na sociedade. Por isso, para reforçar essa conscientização, todos os frentes de caixa da rede Savegnago serão treinados com as melhores práticas de consumo responsável.

Dez anos de Programa Ambev de Consumo Responsável

Lançado em 2003, o Programa Ambev de Consumo Responsável tem como principais pilares estimular a segurança viária e o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Durante a década, a Ambev vem construindo uma rede de Responsa, que conta com parcerias com governos, acadêmicos, ONGs, varejo, entre outros agentes sociais.

As principais iniciativas desse trabalho são: Supermercado de Responsa, iniciativa para evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país; Bar de Responsa, treinamento aos donos dos estabelecimentos para que eles não vendam álcool para menores de 18 anos; e Jovens de Responsa, trabalho desenvolvido em parceria com 21 ONGs que já impactou mais de 3 milhões de pessoas.

Sobre a Ambev 

Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo em um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 32 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre seus principais projetos estão o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2012, o volume de vendas da companhia chegou a quase 170 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 32,2 bilhões – crescimento de 12,4% em relação ao ano de 2011.

Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. As duas iniciativas de maior impacto do Movimento são o Banco CYAN e o Projeto Bacias. O Banco estimula diretamente a redução do consumo de água nas residências, pois trata-se de um sistema de descontos em compras online para quem economizar o recurso natural. O Bacias atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.

 

Assessoria de imprensa: Cibermídia Comunicação Marketing
Jornalista responsável: Tássia Catarina – MTb. 1804 /MTb. 2627
Tel: (71) 3332-3333 / 3016-3330 / 3498-0845 /8118-4292 TIM / 9114-6062 TI