PMVC

Convidados especiais para o I Festival Internacional de Violão

Prefeitura abre inscrições para o I Festival Internacional de Violão

 

Estão abertas as inscrições para o I Festival Internacional de Violão. O evento que integra a comemoração do aniversário de Vitória da Conquista oferecerá programação diversificada, com palestra, lançamento de livro, Master Classes – aulas abertas –, recitais e concertos didáticos voltados principalmente para estudantes da rede pública, alunos do Conservatório Municipal, do Mais Educação e do Escola Mais, entre outras atividades.

Serão disponibilizadas 500 vagas. Para fazer a inscrição é preciso ter idade mínima de 12 anos e preencher o formulário no site do evento www.pmvc.ba.gov.br/festivalinternacionaldeviolao. As inscrições são gratuitas, dão direito à participação nas atividades previstas e podem ser feitas até o dia 21 de novembro. Os participantes receberão certificado.

O evento tem como objetivo a divulgação e o incentivo do violão como instrumento de formação musical e de educação, além de proporcionar a formação de plateia para a música instrumental e erudita. O I Festival Internacional de Violão é promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Cultura, e o Movimento Violão.

PMVC

Para se inscrever clique aqui.


O I Festival Internacional de Violão, uma das programações do Aniversário da Cidade, acontece entre os dias 21 e 23 de novembro. O evento conta com a participação de convidados de grande destaque no meio musical: Duo Siqueira Lima, Paulo Martelli, João Carlos Victor e Jorge Caballero.

Duo Siqueira Lima

Duo Siqueira Lima é um duo de violão, mais conhecido por “guitar duo”, formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima. Os músicos misturam gêneros como clássico, barroco e música brasileira. Seu mais recente álbum discográfico Um a Um (2010) foi lançado na Europa e nos Estados Unidos pelo aclamado selo belga GHA Records.

Paulo Martelli

Definido como “um dos melhores violonistas de sua geraçāo” pela Soundboard Magazine e Guitar Magazine (EUA), o brasileiro Paulo Martelli vem revolucionando o cenário violonístico do país ao mesmo tempo em que se firma mundialmente como excepcional e prolífico produtor. Martelli é idealizador e curador do Movimento Violão, que é considerado como a série de concertos de violão mais importante do Brasil. O projeto leva o melhor do violão erudito ao público, em apresentações mensais gratuitas.

João Carlos Victor

Destacando-se no cenário musical brasileiro como o violonista mais premiado de sua geração, João Carlos Victor é detentor de 15 prêmios em concursos, a exemplo do I Concurso Internacional Vital Medeiros, ganhando também o prêmio especial de público; III Concurso Nacional de Interpretação Violonística e VIII Concurso Nacional Heitor Villa-Lobos.

Jorge Caballero

Jorge Caballero, por sua vez, é considerado um dos mais destacados violonistas na geração atual. Vem de uma família musical: aprendeu a tocar violão com o pai, e sua mãe era uma cantora conhecida no Peru. Iniciou sua formação profissional no Conservatório Nacional, onde estudou com Oscar Zamora e logo ganhou concursos e premiações importantes. Com 19 anos, obteve o primeiro lugar no prestigioso concurso Walter Naumburg, em Nova York.