Convenções partidárias começam dia 20 de julho
O ato, previsto para escolha dos candidatos que vão disputar os cargos de prefeito,
vice-prefeito e vereador, deverá ser realizado até 5 de agosto.
O boletim eletrônico semanal da Justiça Eleitoral baiana, o “TRE-BA Notícias”, traz uma entrevista com o Chefe da Seção de Registro de Partidos e Candidatos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA/SERPAC), Jonas Júnior, para esclarecer dúvidas acerca das convenções partidárias.
De acordo com o servidor, o evento, previsto para deliberar, entre outros atos, sobre a escolha dos candidatos que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, além de fixar o limite de gastos e sortear os números com os quais irão concorrer, deve ser realizado dentro do prazo de 20 de julho a 5 de agosto.
A mudança no período das convenções, em relação à última eleição, segue determinação da Lei 13.165/2015 (Reforma Eleitoral), que trouxe inúmeras alterações para o processo eleitoral. “Antes, as convenções aconteciam de 10 a 30 de julho”, lembra o servidor. “Com a alteração da lei, o Regional baiano terá que ser mais célere para julgar os processos de registro de candidatura e os partidos terão menos tempo para fazer a propaganda eleitoral”, avalia Jonas.
Registro de candidatura
Após 5 de agosto, os partidos e coligações podem formalizar o processo de registro de candidatura pelo “Sistema Candex”. Confira no site do TRE-BA quais os documentos necessários.
Leia mais:
Justiça Eleitoral disponibiliza Sistema de Candidaturas para Eleições Municipais 2016
Cartilha de Registro de Candidaturas