fbpx

Festival de Forró: final premia artistas regionais

Incentivar a cultura local, apoiar o trabalho de artistas da terra e revelar novos talentos. Esses têm sido os principais resultados do Festival de Forró, que chegou à sua quinta edição em 2014. Promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o evento faz parte do Forró Pé de Serra do Periperi e vem para resgatar a tradição junina e estimular a produção musical da cidade. A Praça 9 de Novembro testemunhou a grande final da competição, que teve a difícil missão de escolher a canção vencedora dentre as 15 finalistas.

Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso.

O alto nível de profissionalismo dos compositores neste ano foi uma surpresa gratificante, conforme aponta o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso. Ele destaca o sucesso do evento, que mais uma vez foi uma vitrine para a produção musical da cidade, valorizando os artistas da terra. “É imprescindível a força que um evento dessa proporção tem, porque ele vem para buscar a raiz. E um povo só se torna livre e independente quando tem sua cultura preservada”, afirma o secretário.

A sanfona, o triângulo e a zabumba não tiveram descanso durante a noite. Dando vida às canções inéditas trazidas pelos artistas, os instrumentos não deixaram o forró pé serra morrer até a divulgação do resultado. A expectativa foi grande entre os músicos, os jurados e o público. O Festival teve início na segunda-feira, 9, e desde então passou por três etapas eliminatórias, de onde saíram as composições finalistas.

“Nós destino” foi a escolhida como melhor música da noite, levando o primeiro lugar do Festival de Forró. A canção tem a composição de Clauber Martins e foi interpretada por Luiza Saldanha. Tentando dominar a mistura de emoções diante da divulgação do resultado, Luiza expressa a gratidão pela vitória: “Eu acho que a gente mereceu. Trabalhamos bem, escolhemos a música, a vestimenta dos músicos. Estou muito satisfeita, é um sentimento inexplicável.”

Da esquerda para a direita: Rony Barbosa, terceiro colocado; Luiza Saldanha, primeira colocada; e Alex Baducha, segundo colocado.

Alex Baducha, que deu voz a “Recordações”, de sua própria autoria, ficou com o segundo lugar da competição. O artista já participou de edições anteriores do Festival de Forró, e reconhece que a premiação revela o seu crescimento no meio musical. Diante disso, ele destaca a importância do evento para os artistas regionais: “Isso é ótimo para a cidade, a tendência é evidenciar novos talentos.”

Foi com surpresa que Rony Barbosa recebeu o terceiro lugar da noite. “Essa menina”, composta por Cainã Araújo, conquistou posição de destaque. Diante da felicidade com a notícia, Rony parabeniza a iniciativa do Festival. “A Prefeitura está de parabéns. Todas as cidades vizinhas e até mesmo das capitais poderiam olhar mais para a sua cultura, para a sua própria casa, para os artistas regionais. Tem muita coisa boa nascendo e sendo espelhada na verdadeira música e trazendo a essência do verdadeiro forró”, ressalta.

Confira as 10 canções premiadas pelo Festival de Forró:

1º lugar
“Nós destino”
Compositor: Clauber Martins
Intérprete: Luiza Saldanha

2º lugar
“Recordações”
Compositor e intérprete: Alex Baducha

3º lugar
“Essa menina”
Compositor: Cainã Araújo
Intérprete: Rony Barbosa

4º lugar
“Um homem, uma história, uma vida”
Compositora e intérprete: Narjara Paiva

5º lugar
“Oração sertaneja”
Compositores: Geci Brito
Intérprete: Geci Brito e Grupo Pé de Serra

6º lugar
“Naquela bela rede”
Compositor: Mateus Soares
Intérprete: Geisiane Cypriano

7º lugar
“Na ponta da agulha”
Compositor e intérprete: Tivão

8º lugar
“No xamego do forró”
Compositor: Onildo Barbosa
Intérprete: Everton Costa

9º lugar
“Amante do forró”
Compositor e intérprete: Bia da Arapuca

10º lugar
“Na teia de guardar segredos”
Compositor: Graco Lima
Intérprete: Manno di Sousa

Forró Pé de Serra do Periperi: confira a programação da Praça 9 de Novembro

O autêntico forró pé de serra e a participação dos artistas regionais têm espaço garantido durante os festejos juninos promovidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Além de se apresentarem no palco principal, que este ano estará montado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, muitos artistas animarão o público na Praça 9 de Novembro.

As apresentações acontecem até o próximo dia 23, entre 11h30 e 18h. As atrações foram selecionadas por meio de edital, publicado pela Secretaria Municipal de Cultura, turismo, Esporte e Lazer.

Confira as atrações