IFBA campus Vitória da Conquista Celebra 30 anos de História

Foto divulgação Ascom IFBA
O Instituto Federal da Bahia (IFBA) Campus Vitória da Conquista comemorou, na última sexta-feira, 30 anos de sua instituição.
Uma trajetória marcada por desafios, conquistas e avanços na educação pública, tecnológica, gratuita e de qualidade no sudoeste baiano.
A celebração reuniu servidores, estudantes, funcionários terceirizados, servidores aposentados e alunos egressos, entre outros.

Foto divulgação Ascom IFBA
Durante a manhã, no auditório do CVT, os gestores se reuniram com os servidores do campus. Participaram o diretor-geral, Dr. Felizardo Rocha, e outros dirigentes como o diretor administrativo, Me. Cássio Viana, o chefe de departamento, Diógenes Moreira, e o diretor de ensino, Me. Jime Sampaio.
A comitiva da reitoria foi representada pelo pró-reitor de ensino, Dr. Jancarlos Menezes Lapa, além de outros membros, como a reitora Dra. Luzia Mota.

Foto divulgação Ascom IFBA
Presenças
Portanto, à noite, a celebração continuou com uma audiência pública da Câmara Municipal em homenagem ao campus, contando com a presença de diversas autoridades.
Principalmente, pelo Deputado Federal, Waldenor Pereira, o vereador Fernando Vasconcelos, o Secretário Municipal de Educação Edgar Larry, o reitor da UESB Dr. Luís Otávio de Magalhães.
Além disso, a representação da reitoria, Dra. Luzia Mota, a pró-reitora de desenvolvimento institucional, Dra. Elis Lopes, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Dr. Ivanildo Santos, o pró- reitor de administração Dr. André Rocha, Me. Márcio Melo, diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, a Me. Vitória Andrade , diretora de Gestão da Comunicação Institucional, Dra. Deise Dias – Diretora do Polo de Inovação, Jancarlos Lapa – Pró-reitor de Ensino e do Me. Alexandre Rogério da Diretora de Gestão Contábil, Orçamento e Financeira .
Momentos emocionantes
Porém, um dos momentos mais emocionantes foi a entrega de placas de homenagem a servidores, ex-servidores, alunos e servidores aposentados, além de tributos póstumos.
Porquanto, em seu discurso, a reitora Luzia Mota enfatizou o protagonismo do IFBA e a importância do campus na vida de seus alunos: antes de mais nada…
“É com imensa alegria que estou aqui, no campus de Vitória da Conquista, para compartilhar este momento de celebração.
Este é um campus muito importante para o IFBA, sendo o segundo maior em número de estudantes, além de desenvolver intensamente pesquisas e atividades de extensão.”
Importância Histórica
Porém, durante sua fala no evento comemorativo pelos 30 anos do campus de Vitória da Conquista, Luzia Mota enfatizou a importância histórica e social da unidade, que desempenha um papel fundamental dentro da instituição.
Assim como, um dos pioneiros na fundação do campus, o professor Bráulio Mota falou com satisfação desses 30 anos de campus: “ o surgimento do campus foi fruto da experiência de seus fundadores e do esforço coletivo, daqueles que com muitas dificuldades deram os primeiros passos para a existência deste campus, por isso é uma alegria imensa ver que os frutos que estamos colhendo”, ressalta o docente.
Diretor Geral
Entretanto, o Diretor-Geral do campus, Dr. Felizardo Rocha, destacou a relevância dessa trajetória:
“Há 30 anos, o IFBA Vitória da Conquista vem ofertando a educação profissional e tecnologia em toda a região sudoeste e norte de Minas Gerais.
São agentes de transformação social e de desenvolvimento regional, o que muito nos orgulha. Registro aqui meu agradecimento a cada servidor(a), professor(a), técnico administrativo e terceirizado(a), vocês são parte desse mosaico de conquistas.
São mãos que constroem, vozes que ensinam, gestos que cuidam. Juntos, fizeram do IFBA não apenas uma instituição, mas uma força viva de transformação social.
Vida longa ao IFBA de Vitória da Conquista!”, finaliza o diretor
Enfim, a comemoração foi encerrada com apresentações musicais emocionantes, como a do Coral de Alunos e do Madrigal do IFBA.
Finalmente, foi servida ceia festiva no refeitório do campus ao som da cantora Kátia Flávia e da banda Axé4.
Por Coordenação de Comunicação Social–IFBA