INOVAERO transforma Salvador em palco da inovação aeroespacial brasileira

1º Encontro de Inovação Aeroespacial reúne a Força Aérea Brasileira, o SENAI CIMATEC, a academia e as empresas privadas para impulsionar o setor aeroespacial brasileiro no Nordeste, por meio da projeção da capacidade da Indústria Nacional e dos conceitos em torno da Tríplice Hélice
Na próxima sexta-feira (12/06), a Base Aérea de Salvador (BASV) realizará o 1º INOVAERO – Encontro de Inovação Aeroespacial.
Um evento inédito que reunirá, em um único ambiente, representantes do Ministério da Defesa, da Força Aérea Brasileira (FAB), do SENAI CIMATEC, além de empresas de defesa e de tecnologia, de universidades, de centros de pesquisa, de bancos de fomento e de um complexo ecossistema de Inovação Nacional.
O objetivo é fortalecer o Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial da Bahia (PITA-BA), como um novo polo de convergência estratégica nacional, para o desenvolvimento de projetos no setor aeroespacial.
A Bahia reúne capacidades e oportunidades, operacionalizadas no PITA-BA, para a projeção da Indústria de Defesa, envolvendo tecnologias emergentes, notadamente, sistemas autônomos (drones), inteligência artificial, satélites, quântica, logística avançada, sensores, materiais e tecnologias de uso dual, englobando os segmentos civil e militar da sociedade brasileira.
Mais do que uma feira: um ecossistema em desenvolvimento
O INOVAERO se diferencia por não ser apenas uma exposição tecnológica.
A proposta é funcionar como um ambiente de conexão entre quem desenvolve as tecnologias, quem as financia, quem pesquisa e quem emprega essas soluções operacionalmente.
Toda essa sinergia converge em torno do Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial da Bahia (PITA-BA), fruto da parceria entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) e o SENAI CIMATEC, firmada em 2024, que busca impulsionar e consolidar a base industrial aeroespacial regional, vislumbrando-se o desenvolvimento de sistemas de alcance nacional e até mesmo internacional.
Apoiar as empresas brasileiras é fundamental para que o país ocupe um espaço cada vez mais disputado em termos das necessidades de defesa globais, consolidando-se ainda uma soberania tecnológica fundamental no cenário geopolítico sulamericano.
Além da exposição estática de aeronaves, o evento contará com demonstrações aéreas de drones realizadas por empresas como STELLA, FCX Aero, Speedbird e Helisul, que apresentarão as suas tecnologias e as suas capacidades operacionais, revelando-se como um potencial de desenvolvimento latente, que poderá ser impulsionado, por meio do INOVAERO.
Os equipamentos possuem destaque no mercado nacional, estando em franco desenvolvimento, destacando-se o Austros da FCX, o Atobá e o Albatroz da Stella. As potencialidades desses equipamentos geram entusiasmo técnico para o evento, já que o Austros é maior aeronave agrícola autônoma do Brasil e o Albatroz da Stella, recentemente, realizou o primeiro voo de um drone brasileiro, impulsionado por uma turbina de produção nacional pela Aeroconcepts. Essas aeronaves, somadas aos vetores da Speedbird e da Helisul, representam exemplos das capacidades nacionais.
O encontro também prevê a celebração de acordos entre o COMAER e empresas parceiras, buscando-se compartilhar capacidades em torno dos potenciais projetos de interesse mútuos. O SENAI CIMATEC também formalizará parcerias, fortalecendo a sinergia das instituições participantes do evento, por meio de memorandos e de protocolos de intenções, voltados à pesquisa, ao desenvolvimento, a testes, à prototipagem, à produção e à formação de mão de obra especializada
Participantes confirmados
O INOVAERO reunirá representantes de todo o Brasil, com destaque para os polos de São José dos Campos, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Brasília, do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Entre os participantes confirmados estão empresas e instituições como AEROMOT, EMBRAER, HELISUL, FCX, SPEEDBIRD, OBL, AXON, Percepta Analytics, Mac Jee, Axé Fly, AEL, ADTECH, ABDRONE, TRL09, BRVANT, AEROCONCEPTS, STELLA e TAURUS, SAAB, AEL, INOVA – USP, além de órgãos de governo, da academia, da defesa e de financiadores estratégicos como o BNDES, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal e a FINEP.
Como demonstração do engajamento dos elos governamentais no INOVAERO, destaca-se também a previsão de participação do Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, do Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do ex-
Ministro da Casa Civil, Rui Costa e do Ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, além de outras autoridades estaduais, municipais e membros do Alto-Comando da Aeronáutica.
Escolha de Salvador para o evento
A escolha de Salvador não é simbólica, é estratégica. É a cidade onde se encontra a Base Aérea de Salvador, com infraestrutura militar e acesso direto à pista do aeroporto internacional de Salvador; o SENAI CIMATEC, um dos centros tecnológicos mais relevantes do país em pesquisa aplicada e em prototipagem; a posição geográfica privilegiada da Bahia conectando-se o Nordeste, o Atlântico Sul e a logística aérea; e uma capacidade industrial e acadêmica com grandes possibilidades latentes para acolher as demandas de Inovação Tecnológicas aplicadas ao setor aeroespacial brasileiro.
Atualmente, o já consolidado eixo tecnológico do Sudeste do país abre espaço para que o Nordeste prospere, por meio do PITA-BA, como um novo ecossistema promissor para os objetivos estratégicos nacionais. Estimular essas potencialidades é a principal meta do Comando da Aeronáutica e do SENAI CIMATEC, por meio do INOVAERO.
Destaca-se ainda que o PITA-BA tem potencial para atrair diferenciadas empresas de tecnologias emergentes, gerando investimentos em projetos industriais estratégicos e fundamentais para o desenvolvimento das áreas de sistemas autônomos, de inteligência artificial, de quântica entre outros segmentos. Isso implica ainda os efeitos decorrentes do progresso regional, criando-se empregos qualificados, fortalecendo-se o ecossistema de startups e posicionando-se Salvador como o principal hub aeroespacial e da Indústria de Defesa do Nordeste brasileiro.
Estrutura do INOVAERO
O evento será estruturado em um cronograma de atividades, que se iniciará com palestras sobre as capacidades do PITA-BA, ministradas pela FAB e pelo SENAI CIMATEC, seguido por uma exposição do BNDES e da FINEP sobre as possibilidades negociais e sobre as linhas de financiamento estimuladas pelo governo brasileiro. O parque de exposições contará com cerca de 30 estandes de demonstração estática das capacidades das empresas participantes, cuja conexão mútua e sinérgica se mostra promissora para a estruturação de parcerias sinérgicas em torno de projetos do interesse da Indústria Nacional.
Ainda em estreita coordenação com a ANAC, com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com as empresas aérea e com a administração do Aeroporto de Salvador foram coordenados os voos de demonstração de drones, que foram submetidos a todas as normativas de segurança operacional, garantindo-se a manutenção das rotinas dos voos comercias locais, sem prejuízo para a rotina dos passageiros em Salvador. Nesse aspecto, foram utilizados os intervalos de tempo, sem voos comerciais, para a realização das demonstrações com os drones, dentro de circuitos controlados e monitorados por todos os órgãos de controle do espaço aéreo. Todas as normas de segurança de voo aplicáveis foram minuciosamente respeitadas, tornando o INOVAERO uma oportunidade de confirmar o elevado nível de operacionalidade dos equipamentos que já estão em fase final de desenvolvimento e que em breve serão produtos capazes de promover o Brasil no cenário comercial de drones.
Fonte: Força Aérea Brasileira


Você precisa fazer login para comentar.