Ministro visita Laboratório e Centro Cultural
Na manhã desta quinta-feira, 29, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, e a sua comitiva desembarcaram no aeroporto de Vitória da Conquista Pedro Otacílio de Figueiredo e foram recepcionados pela equipe do Governo Municipal. A visita do ministro foi por um motivo especial: o lançamento do projeto Cidades digitais no município.
Vitória da Conquista foi um dos 80 municípios brasileiros contemplados com o programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. A iniciativa visa interligar os órgãos públicos municipais, através da internet, permitindo a implantação de aplicativos que aperfeiçoem a gestão e o acesso da comunidade aos serviços públicos. Serão 17 Pontos de Acesso Governamentais (PAG).
Na ocasião, o ministro visitou um desses pontos de acesso. O Laboratório Central do Município (Lacem), que vai utilizar o programa para agilizar a disponibilização de exames online. “Estou muito feliz em ver que o projeto contribuiu com uma causa nobre que é a entrega de exames pela internet. É um instrumento que foi feito para melhorar a vida da população e eu estou vendo que nós estamos avançando muito”, disse o ministro.
Opinião compartilhada pelo prefeito Guilherme Menezes. “Hoje, 100% dos exames são disponibilizados online, via internet. E com o Cidades Digitais – com a banda larga popularizada e democratizada – vai facilitar muito mais”, ressaltou.
Quem também comemorou o lançamento do programa foi o diretor da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, padre Edilberto Amorim. “Para nós, é uma imensa alegria poder fazer parte de um programa que vai melhorar, e muito, a vida da população. Agora, nós iremos disponibilizar com ainda maior rapidez os resultados de exames online sem que os pacientes precisem vir até o laboratório para buscar os resultados”, disse.
“Estamos muito felizes com esse Centro Cultural”, ressaltou o ministro ao conhecer o Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura
Centro Glauber Rocha Educação e Cultura – A equipe também visitou o Centro Glauber Rocha Educação e Cultura. O local é um espaço construído com recursos próprios do Município, destinado a realização de eventos culturais, e que abrangerá também o Centro Educacional Audiovisual e o Mercado de Artesanato.
Ao visitar a obra, o ministro se impressionou com o trabalho da Administração Municipal. “Estamos muito felizes com esse Centro Cultural”, ressaltou, lembrando a ocasião em que o prefeito Guilherme Menezes solicitou para ele, na época ministro do Planejamento, que essa área voltasse a pertencer ao Município. “Estou feliz em ver essa construção. O Centro Cultural já está praticamente pronto para ser utilizado pela população. Então, está na mão de quem tinha planos quanto ao uso e vai servir para toda a população”, concluiu o ministro. “Esta doação foi um presente para Vitória da Conquista”, comemorou o prefeito.