Ultimados preparativos para funcionar o “Cidades Digitais”
Equipe do Governo Federal está na cidade para certificar a rede de fibra ótica da cidade e ajustar os últimos detalhes para o desenvolvimento do projeto
Vitória da Conquista foi um dos 80 municípios brasileiros contemplados com o programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. A iniciativa visa interligar os órgãos públicos municipais, através da internet, permitindo a implantação de aplicativos que aperfeiçoem a gestão e o acesso da comunidade aos serviços públicos, bem como disponibilizar sinal de internet gratuito em espaços de grande circulação. Nessa terça-feira, 12, mais um importante passo foi dado para o funcionamento dessa iniciativa na cidade: representantes do Ministério das Comunicações visitaram as instalações do Ponto Central de Gerenciamento e Distribuição, localizado na Prefeitura, e todos os 17 Pontos de Acesso Governamentais (PAG).
“O Governo Municipal já cumpriu todas as etapas constantes no projeto, inclusive, a instalação da fibra ótica. O município foi beneficiado com 24 km desse material e com 17 pontos de acesso à internet, dos quais estarão incluídos todos os serviços da Administração Municipal, além das instituições públicas de Ensino Superior. Toda essa estrutura já está montada, aguardando o aval do Ministério para entrar em funcionamento”, explicou o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Gilberto Veroneze.
Na oportunidade, o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Américo Bernardes, destacou a estrutura montada para a execução do programa. “A infraestrutura na qual foi montada a rede de fibra ótica, fruto dessa parceria do Ministério com a Prefeitura de Vitória da Conquista, está muito boa. As instalações da Prefeitura também são muito boas; elas abrigam bem os equipamentos e eu acredito que a gente tenha uma rede com capacidade para durar muito tempo”, disse.
Ainda em sua fala, o diretor elogiou outras iniciativas do município na área de novas tecnologias. Um exemplo é o projeto Cidade Digital, de iniciativa da própria Prefeitura, desenvolvido desde 2011, cujos objetivos são semelhantes ao programa do Ministério das Comunicações: conectar todos os órgãos da Prefeitura por meio de uma rede de internet, permitindo um melhor atendimento ao público. “Foi importante conhecer a rede pré-existente da Prefeitura e perceber que já existe um projeto de integração das duas redes, o que vai permitir que a atual rede – da Administração Municipal – que conecta mais de uma centena de pontos, terá, nessa fibra ótica, o ponto fundamental para escoar o tráfego de dados e melhorar muito a capacidade de atendimento dos serviços públicos que são realizados”, afirmou.
‘Avanço’ – Para o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, o programa Cidades Digitais representa mais um avanço da política pública de inclusão digital. “Essa iniciativa não só permite a utilização da tecnologia da informação pelo munícipe, como também fortalece as instituições públicas no sentido que elas possam atuar com mais rapidez, com mais precisão”, realçou.
O coordenador-geral de Articulação e Gestão Institucional do Ministério das Comunicações, Rodne de Oliveira Lima, destacou o caráter do programa. “Um dos grandes objetivos do Cidades Digitais é que a rede seja um ativo tecnológico para o desenvolvimento local. Então, cada localidade vai usar essa rede como instrumento de desenvolvimento local dentro de suas características. A ideia é que ela seja usada de maneira criativa para desen